Caxias do Sul

Funcionários da UPA Zona Norte assinam contratos e recebem vale-transporte

 (Foto: Maicon Rech)
(Foto: Maicon Rech)

Após reclamação de funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte e denúncia do Sindisaúde sobre irregularidades trabalhistas, o Instituto de Gestão e Humanização (IGH) providencia, nesta quinta-feira, dia 28, a assinatura dos contratos de trabalho dos profissionais.

Trabalhadores da UPA assinam contratos nesta quinta-feira (Foto: Maicon Rech)

Além disso, os valores refentes ao vale-transporte devem ser depositados até o final desta quinta. A atitude da administração da Unidade acontece dois dias após o sindicato que representa os trabalhadores em estabelecimentos de saúde protocolar, no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), uma denúncia de ilegalidades.

Por outro lado, o Sindicato dos Médicos, através de carta divulgada à imprensa e assinada pelo presidente Marlonei dos Santos, também efetivou denúncia ao Ministério do Trabalho nesta quarta-feira, dia 27. Conforme o documento, houve até falta de medicação para um paciente com diagnóstico de infarto agudo de miocárdio.

Confira a cara na íntegra 

Comunicamos a todos que no dia de hoje nos dirigimos à Subdelegacia do Ministério do Trabalho, onde fomos recebidos pelo Subdelegado Sr. Vanius Corte e pelo Auditor do Ministério, Sr. Bruno Aranha, quando entregamos aos mesmos pedido de providências com relação a empresa IGH- Instituto de Gestão e Humanização, que há 7 dias administra a UPA da Zona Norte e já está acumulando uma série de irregularidades trabalhistas e operacionais.

O quadro médico está totalmente indefinido, não há qualquer contrato de trabalho, poucos médicos no atendimento, apenas um pediatra durante a noite. Na noite de sexta-feira, dia 22 do corrente mês, chegou ao plantão da UPA um paciente com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio e não havia a medicação indicada para este quadro agudo. Medicação esta que está disponível em todos os hospitais de Caxias, inclusive no Postão 24h, pois na UPA não havia, pondo em risco a vida do paciente.

Como pode se constatar em poucos dias de funcionamento a empresa que administra a UPA, já causou vários problemas. O Sindicato dos Médicos deixa claro que é totalmente favorável ao funcionamento da UPA, mas que esta deve ser administrada com qualidade e competência.

Caxias do Sul, 27/09/17.

Dr. Marlonei Silveira dos Santos / Presidente do Sindicato