Caxias do Sul

Mais de 1,1 mil pessoas aguardam na lista de espera por um transplante no RS

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Hospital Pompéia está realizando desde a última segunda-feira, dia 25, uma série de atividades voltadas à conscientização acerca da importância da doação de órgãos. Nesta quarta-feira, dia 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos, uma ação social é realizada em frente ao hospital, com verificação de pressão e testes de glicose.

(Foto: Divulgação)

De acordo com a equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO3) do Hospital Pompéia, o índice de doação de órgãos vem aumentando progressivamente na instituição. Somente nestes oito meses de 2017, o número de notificações e doações de múltiplos órgãos e tecidos já superou o total do ano de 2016.

Até o momento, foram 36 mortes encefálicas com efetivação de 21 doadores. No ano de 2016 foram 35 notificações, com efetivação de 19 doadores. “Embora os números sejam animadores, a espera ainda é expressiva. Esta campanha é essencial para estimular a doação”, explica Anderson Nunes Lopes, enfermeiro da OPO3 do Hospital.

Os números em nível estadual refletem a fala do enfermeiro. Atualmente, o Rio Grande do Sul tem 1.161 na lista de espera por um transplante. Destas, 876 aguardam por um doador de rim, 153 por um doador de fígado, 85 por doador de pulmão, 12 estão em lista por córnea, 17 a espera de um coração e 13 por pâncreas, e 5 ainda aguardam por transplante de fígado e rim. Os dados foram divulgados pela Central de Transplantes do Estado, atualizado em 14 de setembro de 2017.

Para ser tornar um doador é necessário que a pessoa comunique à família sobre esta vontade. Somente os familiares poderão autorizar a doação dos órgãos e tecidos para transplantes após constatada, por meio de exames e testes, a morte cerebral do paciente.

A 19ª semana de conscientização realizada pelo Hospital Pompéia segue até o próximo sábado em Caxias do Sul. No dia 29, das 9h às 16h, haverá distribuição de material informativo em frente ao Prataviera Shopping, e para finalizar, no dia 30, às 16h, uma celebração religiosa na Capela do Hospital.