Comportamento

Direção do São Carlos diz que falta de vaga impede cirurgia de adolescente

Direção do São Carlos diz que falta de vaga impede cirurgia de adolescente

A falta de uma vaga em um hospital de Porto Alegre é apontada pelas autoridades de Farroupilha e pela direção do Hospital São Carlos como o motivo para que a cirurgia do adolescente Everton Daniel Zimmer, de 14 anos, ainda não tenha sido realizada.

Anério Zimmer ficou acorrentado por cerca de 3h (Foto: Emilio Nunes)

O caso se tornou público por conta do protesto do pai de Everton, Anério Zimmer, de 47 anos, que se acorrentou em um poste na frente do hospital na manhã desta segunda-feira, dia 25. O rapaz machucou a perna na escola, no município de Alto Feliz, e está internado no hospital em Farroupilha há mais de 11 dias.

Conforme a diretora do Hospital, Janete Toigo, o menino está recebendo toda assistência necessária no hospital, passa bem e está aguardando a liberação de uma vaga pela Central de Leitos em Porto Alegre, pois o caso é de alta complexidade.

“O menino Everton chegou aqui no hospital a cerca de 10 dias, ele veio por indicação de um médico de Alta Feliz onde ele reside. Desde que ele chegou no São Carlos ele está sendo assintido por toda nossa equipe seu estado de saúde é estável, porém ele precisa fazer um procedimento de alta complexidade que só pode ser feito no Hospital das Clínicas, Hospital da PUC ou a Santa Casa, em Porto Alegre. E para ser atendido ele precisa de a liberação de uma vaga pela Central de Leitos, que deve ser liberada pelo Estado. Nós já cadastramos o Everton na Central, e ligamos todos os dias para tentar agilizar o procedimento já que é um caso grave, mas como são muitos pacientes na fila o processo fica um pouco demorado”, salientou.

Enquanto protestava Zimmer passou mal e foi amparado por populares (Foto: Emilio Nunes)

Sobre o protesto do pai, a superintendente do São Carlos diz que entende o lado da família e tranquiliza dizendo que o menino está bem assistido e assim que liberar a vaga ele será encaminhado para Porto Alegre.
“Entendemos o lado da família, a preocupação deles com o filho, mas podem ficar tranquilos que o Everton está bem assistido, não corre risco de vida, e estamos trabalhando para conseguimos esse leito em Porto Alegre o mais rápido possível”, afirma.

Quem também se manifestou sobre o caso foi a Prefeitura de Farroupilha. Através de um nota oficial, a Administração Municipal salientou que Everton Daniel Zimmer, está sendo bem cuidado desde a sua entrada no Hospital São Carlos.

“Everton Daniel Zimmer, filho de Anério Zimmer, morador de Alto Feliz, está assistido e atendido pelo Hospital São Carlos desde sua entrada na casa de saúde, no dia 14 de Setembro, quando foi transferido do Hospital do Município de Feliz. No Hospital São Carlos os procedimentos foram realizados e Everton passou por exames ainda no dia 14. O mesmo tinha uma fratura no fêmur. Passou por cirurgia de Tração Esquelética na mesma data. O Município lamenta o fato do paciente ter que esperar em uma fila de espera por uma vaga, e faz tudo que está ao seu alcance para prestar atendimento a família, acompanhando de perto o caso e cobrando por rapidez para solucionar o problema. A responsabilidade pela internação nos Hospitais de Porto Alegre, que são os hospitais de referência que devem atender o caso, é de inteira responsabilidade do Estado. Farroupilha acompanha de perto”, diz a nota.

No final da manhã desta segunda-feira, seu Anério Zimmer, procurou a Procuradoria-Geral do Município para fazer uma denúncia contra o estado. Porém, por falta de documentos, não conseguiu efetuar a denúncia. O pai diz que irá fazer a denúncia ainda nesta tarde, e se caso não conseguir uma solução para o caso irá se acorrentar novamente.