Caxias do Sul

Sistema de semáforos inteligentes são testados no trânsito em Caxias do Sul

Fotos: Leonardo Portella/Divulgação
Fotos: Leonardo Portella/Divulgação
Fotos: Leonardo Portella/Divulgação

O novo sistema de semáforos inteligentes começou a funcionar em caráter de teste nesta sexta-feira (12), em Caxias do Sul. Os equipamentos serão responsáveis pelo acompanhamento em tempo real do tráfego de veículos e na definição dos tempos das sinaleiras. Os aparelhos foram instalados nos acessos aos bairros Desvio Rizzo e Cidade Nova.

O investimento integra o Sistema de Controle de Tráfego Adaptativo em Tempo Real (Scats, em inglês), um software australiano e em operação no trânsito de Porto Alegre e Florianópolis. Os detectores são câmeras apontadas para o chão, fixadas à frente das sinaleiras e que analisam a passagem dos veículos com base na distância entre eles.

O dado é enviado para um software que passará a planejar e calcular os tempos de verde e vermelho (sinais aberto e fechado) com base nas informações repassadas pelo aparelho. Assim, o sistema calculará o fluxo nos cruzamentos e decidirá automaticamente quais movimentos devem abrir ou fechar a fim de evitar congestionamentos no local e garantir fluidez na circulação.

Na prática, o equipamento contribuirá para que o motorista caxiense fique menos tempo parado na sinaleira. Antes da implantação do sistema, os cruzamentos testados contavam com ciclos pré-programados de 120 segundos nos horários de pico, por volta das 18h, por exemplo. Com o funcionamento dos semáforos inteligentes, o ciclo total dos tempos será variado e modificará várias vezes ao dia, dependendo do fluxo na rodovia nos acessos. Em horários de pouco movimento, principalmente à noite, o sistema poderá aplicar um ciclo total de 60 segundos para o cruzamento. Em períodos de média movimentação, o sistema colocará em prática ciclos totais de 80 segundos, por exemplo.

Ao todo, são oito câmeras espalhadas em diferentes pontos da rodovia. Quatro delas estão instaladas nas proximidades do empreendimento Cassol Centerlar, nas ruas Terezinha Mantovani e João Nichele. As demais foram fixadas no entorno do empreendimento conjugado entre Havan e Stok Center, próximo à rua Abel Postali, no acesso ao bairro Cidade Nova; e outra na avenida Alexandre Rizzo, na principal entrada ao Desvio Rizzo.

Os detectores foram exigências do poder público após a análise de estudos de impacto de trânsito realizados pelas varejistas e disponibilizados sem custos para a administração municipal.

Na última semana, servidores da Seção de Semáforos da unidade passaram por treinamento com representantes da empresa Digicon, fornecedora dos equipamentos. Até o final de julho as informações da movimentação de veículos nos locais, incluindo a contagem de veículos e outros dados de mobilidade, serão analisados pela secretaria e contribuirão com o aperfeiçoamento do sistema.