Caxias do Sul

Premiados no XX Concurso dos Melhores Vinhos são apresentados em Caxias do Sul

Equipe especializada em vinhos avaliou e comentou as amostras servidas aos quase 200 convidados que participaram do evento. Foto: Mauro Teixeira
Equipe especializada em vinhos avaliou e comentou as amostras servidas aos quase 200 convidados que participaram do evento. Foto: Mauro Teixeira


Equipe especializada em vinhos avaliou e comentou as amostras servidas aos quase 200 convidados que participaram do evento. Foto: Mauro Teixeira

Os melhores vinhos produzidos na serra gaúcha passaram por um teste de fogo na noite desta quinta-feira, dia 14, no restaurante Tulipa, dos Pavilhões da Festa Nacional da Uva. Ao menos 12 vinhos e dois sucos de uva foram avaliados por especialistas da bebida no XX Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva.

O evento organizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), com a Rede de Vinícola de de Caxias do Sul – Revinsul contou com sete sommelieres que degustaram e comentaram a produção servida durante o evento.

Participaram do concurso 36 vinícolas, que forneceram 193 amostras de sete categorias: tinto de mesa, branco de mesa, rosado de mesa, branco vinífera, tinto vinífera, tinto vinífera engarrafado e suco de uva.

O evento teve como objetivo divulgar a produção local e valorizar os vinhos produzidos pelas empresas da região, além de aproximar a comunidade das técnicas de degustação. Durante a amostra os participantes provaram os vinhos enquanto os especialistas convidados comentaram e auxiliaram o público para identificar as características de cada vinho e suco.

Durante o concurso o diretor técnico do Ibravin, Leocir Botega fez uma explanação sobre a produção local e apresentou os números de cada cidade no cultivo da uva e no processamento da fruta para a produção de vinho e suco na safra de 2017.

Conforme o diretor, o ranking das cinco cidades onde mais se produz e processa uvas tem a cidade Bento Gonçalves, liderando com uma produção de 116,392,645 kg, 15,5% da produção. A segunda colocada é Flores da Cunha, com uma produção de 109,773,407 kg, 14,6%. Na terceira colocação do ranking está Farroupilha com uma produção de 67,600 kg. Na quarta e quinta colocação estã Caxias do Sul com uma produção de 56,152, 417 kg 7,5% da produção e Garibaldi com 52.032 kg, o que representa 6,9% da produção neste ano.

Fizeram parte da mesa de degustadores que avaliaram as bebidas:

Sommelier e Diretor Técnico do Ibravin, Leocir Botega

Enólogo, Coordenador do Grupo de Degustadores do concurso e vice presidente da Revinsul, Andre Gasperin

Enólogo, Vice presidente da ABE – Associação Brasileira de Enologia, André Peres Júnior

Enólogo do Laboratório Randon, Bruno Onsi

Gerente Geral do Laboratório de Referência Enológica, Plínio Manosso

Enóloga e Sommelier, mestre em biotecnologia e gestão vitivinícola e professora do concurso de enologia da Unipampa, Angela Rossi Marcon

Jornalista e Sommelier, editora da revista Bon Vivant e Jornal A Vindima, Andreia Debon

Foram avaliados e comentados os vinhos:

Branco Vinífera

Moscato Branco – Vinícola Don Affonso Ltda

Moscato Giallo – Vinicola Don Giusepp Ltda

Branco de Mesa

Lorena – Vinhos Don Severino Ltda

Niága Branca – Vinícola Michelon Ltda

Rosado de Mesa

Bordô – Vinhos Don Giusepp Ltda

Bordô – Vinícola Pagliosa Ltda

Tinto Vinífera

Merlot – Casa Onzi Indústria Vinícola Ltda

Tannat – Vinícola Casa Motter Ltda

Tinto Vinífera Engarrafado

Cabernet, Sauvignin, Merlot, Carmenre – Ernesto Zanrosso Indústria de Vinhos Ltda

Tannat – Vinícola Grutinha Ltda

Tinto de Mesa

Bordô – Lovatel Indústria Vinícola Ltda

Bordô – Sadi Sartori e Filhos Ltda

Suco de Uva

Bordô – Irmãos Motter e Cia Ltda

Bordô – Vinhos Libardi