Na manhã desta quinta-feira (4), a reportagem do Portal Leouve recebeu reclamações de garibaldenses que teriam dificuldades para realizar o agendamento de consultas médicas, principalmente no posto de saúde do bairro São Francisco.
Segundo relatos dos moradores, as pessoas são orientadas a agendar as consultas por telefone, mas em diversas oportunidades, há falta de vagas para os atendimentos durante a semana. As reclamações ainda dão conta de que os telefones disponíveis para o agendamento estão sempre ocupados, dificultando o contato das pessoas com os postos de saúde do município.
A reportagem do Portal Leouve buscou contato com a secretária da Saúde de Garibaldi, Simone Agostini de Moraes, que informou que no mês de maio, iniciou o método de agendamento feito por telefone, nos postos de saúde dos bairros São Francisco, Chácaras e Santa Terezinha, além do posto central da cidade.
Ainda, segundo a secretária, o posto do Bairro São Francisco realiza semanalmente em torno de 168 consultas, sendo que a unidade de saúde contempla também os bairros Bela Vista I e II, tornando a área de abrangência bastante ampla. Nas sextas-feiras, são iniciados os agendamentos de consultas para a semana, sendo que as vagas podem ser esgotadas ainda no mesmo dia. Caso sobrem horários livres, os agendamentos também são feitos nas segundas ou terças-feiras.
Semanalmente, o município realiza 745 consultas nos postos de saúde. Já no Pronto Atendimento Médico (PAM), são realizados cerca de 130 atendimentos diários. Por outro lado, é alarmante o índice de faltas às consultas agendadas. Segundo informações da secretária da Saúde, o índice é calculado em torno de 15% a 20%, tanto para consultas quanto para exames de alto custo agendado.
Confira a manifestação da secretária da Saúde de Garibaldi, Simone Agostini de Moraes, clicando abaixo:
Fotos: Felipe Vicari/Grupo RSCOM