Caxias do Sul

Samu em Caxias recebe, em média, mais de 30 trotes por dia

Número de trotes já atingiu 10% do total de ligações diárias em Caxias para o 192 (Foto: Ivo Gonçalves/Divulgação PMPA)
Número de trotes já atingiu 10% do total de ligações diárias em Caxias para o 192 (Foto: Ivo Gonçalves/Divulgação PMPA)

Os números são confirmados pelo diretor-geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caxias do Sul, Thiago Coser. Os dados, retirados dos últimos 12 meses, apresentam uma média de 32 trotes por dia em ligações ao 192.

Além de atrapalhar o atendimento e, muitas vezes, prejudicar quem está precisando de verdade do auxílio, há um desgaste natural já que, diariamente, são recebidas cerca de 350 ligações no serviço. Isso representa que, quase 10% dos telefonemas recebidos pelos atendentes, é inexistente.

Número de trotes já atingiu 10% do total de ligações diárias em Caxias para o 192 (Foto: Ivo Gonçalves/Divulgação PMPA)

Conforme Coser, o Samu trabalha muito firme em cima de alguns fatores para evitar ao máximo deslocar uma unidade para uma ocorrência inverídica.

“A abrangência é muito grande e trabalhando com o recurso que nós temos, que é adequado, é bastante ruim ter essa questão dos trotes porque alguma pessoa que está precisando pode ficar sem ambulância enquanto é mandada a ambulância pra algo que não existe, que só vai prejudicar o funcionamento do serviço e a saúde da população”, diz.

Em Caxias, as equipes do Samu realizam um trabalho de conscientização nas escolas para apresentar às crianças a importância do serviço e também o porque não ligar para o 192 passando trote.

“Nós temos o Samuzinho. Conscientização nas escolas, mostrando a importância do serviço do Samu, a importância que tem na vida das pessoas e a seriedade que deve ser levado. Nossas equipes vão até as escolas e apresentam o serviço para as crianças. Eles conseguem mostrar o quanto é importante o Samu e o quanto eles não devem aplicar o trote”, completa Thiago Coser.

Se no período de um ano a média é de 32 trotes por dia, neste último mês, os números foram reduzidos para 26 ligações inexistentes. Em Caxias o Samu atua com uma motolância com técnico de enfermagem, quatro ambulâncias de suporte básico e uma unidade de suporte avançado para casos de maior gravidade.

Cada município deve ter uma ambulância básica para cada 100 – 150 mil habitantes e uma avançada para os que possuem de 400 à 450 mil residentes.

O que é o Samu?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 atende 24 horas e tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

Quando acionar o 192?

Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
Em casos de Intoxicação exógena;
Em caso de queimaduras graves;
Na ocorrência de maus tratos;
Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
Em casos de tentativas de suicídio;
Em crises hipertensivas;
Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
Em casos de afogamentos;
Em casos de choque elétrico;
Em acidentes com produtos perigosos;

Medidas em casos de acidente?

Verifique a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma delas está presa às ferragens;
Ligue para o 192 e siga as orientações do Médico Regulador;
Sinalize as vias galhos de arvore triângulo de sinalização;
Em caso de acidente com motos: não toque nas vítimas, não retire o capacete;
Não dê água aos acidentados;