Polícia

Polícia apreende 1,5 tonelada de maconha e identifica lavagem de dinheiro

Polícia apreende 1,5 tonelada de maconha e identifica lavagem de dinheiro
Investigação apontou que quadrilha trazia uma tonelada de maconha a cada 15 dias ao estado (Foto: MPRS/divulgação)

Uma ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou em um grande baque no tráfico de drogas no estado na manhã desta quarta-feira, dia 13: a apreensão de 1.516 quilos de maconha em um posto de combustíveis na BR-386, em Tio Hugo, no norte do estado, expõe uma das principais organizações ligadas ao tráfico de drogas no Rio Grande do Sul.

PRF encontrou a droga em caminhão na BR-386 (Foto: PRF/divulgação)

A droga encontrada na quarta-feira estava droga estava escondida sob a carga de milho transportada em um caminhão que levava a mercadoria para a região metropolitana da capital gaúcha, depois de ter sido carregado com a droga na cidade sul-mato-grossense de Dourados. O caminhoneiro foi preso em flagrante por tráfico de drogas e conduzido à sede do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), em Porto Alegre.

A polícia confirmou que monitorava as ações da quadrilha há pelo menos 45 dias, e revelou que os bandidos faziam chegar ao estado cerca de uma tonelada da droga a cada 15 dias. 

As investigações revelaram que os chefes da quadrilha de traficantes também são suspeitos de lavagem de dinheiro. O dinheiro proveniente do tráfico era injetado em empresas constituídas em Porto Alegre e Região Metropolitana, bem como na aquisição de bens em nome de laranjas. Este carregamento de maconha, após fracionado e distribuído a várias regiões do Estado, teria seu rendimento inserido no mercado formal através das empresas investigadas e na aquisição de veículos e imóveis dos suspeitos.