Caxias do Sul

Suspeito de participar de ataque a banco é preso pela Polícia Civil em Caxias

Suspeito de participar de ataque a banco é preso pela Polícia Civil em Caxias


Um homem de 28 anos, suspeito de participar do ataque a uma agência bancária de Arambaré, em 2017, foi preso durante uma ação da Polícia Civil em Caxias do Sul na manhã desta terça-feira (2). William Cardoso Boeira é um dos alvos da Operação Asfixia, desencadeada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), teve ação em Caxias e em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Contra Boeira, estava em aberto um mandando de prisão preventiva.

(Foto: Polícia Civil/Divulgação)

De acordo com o delegado João Paulo de Abreu, titular da 1ª DR/Deic, a investigação ocorre desde setembro de 2017. Recentemente, após a quebra de sigilo informático, os agentes conseguiram vincular a participação dos suspeitos no crime.

“Em data recente, foi possível ratificar por meio de análises de quebras de sigilo de dados informáticos, a efetiva vinculação de parte dos suspeitos, identificados meses após o crime, na empreitada criminosa, razão pela qual, representou-se ao Poder Judiciário da Comarca de Camaquã pelo deferimento de cautelares de prisões preventiva e de buscas e apreensão”, salienta.

A Operação Asfixia leva tal nome em decorrência da busca da Polícia Civil em desarticular organizações criminosas responsáveis por crimes de roubos e de furtos com emprego de explosivos, por intermédio da ampla responsabilização criminal de seus membros. Alguns criminosos ainda estão em liberdade, outros estão presos ou morreram em confrontos ao logo dos anos de 2018 e 2019.

Segundo suspeito foi preso em Guaíba (Foto: PC/Divulgação)

Alvos da Operação

Além de William Cardoso Boeira, preso em Caxias do Sul, foi detido temporariamente um homem de 37 anos na cidade de Guaíba. Ainda foram informados sobre os mandados outros dois indivíduos, de 44 e e 26 anos, já presos por outras investigações. Além disso, Anderson Sanches dos Santos, 26, também foi comunicado da preventiva dentro do sistema penitenciário. Ao todo foram cumpridos 17 mandados de busca e de apreensão, bem como seis cautelares de prisões, temporárias e preventivas. 37 agentes da Polícia Civil com uso de 10 viaturas participaram da operação.

O crime

O ataque a agência bancária de Arambaré aconteceu por volta das 4h da madrugada de 5 de setembro de 2107. Um estabelecimento do Banrisul, situado na Rua João Antônio Pereira, alvo da ação criminosa com uso de explosivos. Os valores em dinheiro que estavam nos terminais eletrônicos foram furtados. A quantia não foi revelada.

Para o crime, os suspeitos utilizaram pelo menos três veículos: uma Spacefox de cor preta, um Fiesta sedan preto e um Focus prata. Na fuga, trocaram tiros com policiais da Brigada Militar da região, atingindo uma das viaturas utilizadas na ação.

Uso de explosivos

Sobre os crimes contra as instituições bancárias, envolvendo o emprego de explosivos, destaca-se que no ano de 2019, até hoje, foram oito furtos e roubos com emprego desse recurso para rompimento de obstáculo. No mesmo período, em 2017, foram 22 e em 2018, 21 crimes.