Caxias do Sul

Prefeitura espera concluir mudanças das famílias para o Rota Nova até dia 15

Maquinário consegue remover grande parte das casas nas margens da Rota do Sol (Foto: Petter Kunrath/Divulgação)
Maquinário consegue remover grande parte das casas nas margens da Rota do Sol (Foto: Petter Kunrath/Divulgação)

O trabalho de remoção e mudança das famílias que residiam às margens da Rota do Sol (RSC-435), em Caxias do Sul, segue em processo acelerado. Isso porque na última semana, 136 famílias que moravam nas margens da rodovia no bairro Santa Fé, já se mudaram. Ao longo dos próximos dias, mais 70 irão para o Rota Nova.

Na tarde desta sexta-feira, dia 8, o prefeito Daniel Guerra acompanhou os trabalhos e conversou com alguns servidores municipais e moradores do Santa Fé, que se preparam para a mudança.

Prefeito Guerra esteve no bairro Santa Fé (Foto: Petter Kunrath/Divulgação)

“Essa é a maior remoção em número de famílias da história de Caxias do Sul e está sendo um sucesso. Os servidores estão trabalhando incansavelmente para garantir uma mudança segura aos moradores. E as famílias, por sua vez, estão satisfeitas e esperançosas para transformar o Rota Nova em lar”, diz.

Assim como no bairro Cidade Industrial, as mudanças são organizadas pela Prefeitura de Caxias do Sul, que está disponibilizando caminhões para carregar os pertences dos moradores que se cadastraram previamente e solicitaram a ajuda. Além disso, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) também auxilia no recolhimento dos entulhos e a Polícia Rodoviária Estadual ajuda a orientar o trânsito.

Maquinário consegue remover grande parte das casas nas margens da Rota do Sol (Foto: Petter Kunrath/Divulgação)

Nesta semana, foram realizadas, em média, 30 mudanças por dia, incluindo o feriado de sete de setembro. As casas são desmanchadas à medida que as famílias saem. Em algumas residências, a Prefeitura consegue utilizar maquinário para demolição, mas, na maioria o processo é manual, um dos motivos que torna o processo mais demorado. Os resíduos sólidos estão sendo recolhidos e levados para um terreno no bairro Cidade Industrial. Assim que estiver liberada, a área é devolvida ao governo do Estado.

A previsão é concluir totalmente as mudanças para o Rota Nova na próxima sexta-feira, dia 15, se o tempo permanecer seco.