Comportamento

Slow Food realiza Festa Junina Livre de Transgênicos em Garibaldi neste domingo

(Foto: Ana Carolina Azevedo)
(Foto: Ana Carolina Azevedo)

O movimento Slow Food Primeira Colônia Italiana realizará neste domingo (7) sua Festa Junina Livre de Transgênicos, no Sítio Crescer, em Garibaldi, das 15h30min às 19h.

O evento contará com fogueira, muitas delícias feitas com milho crioulo e outros ingredientes orgânicos, quentão de vinho orgânico, brincadeiras, passeio de trator no Sítio Crescer, chopp orgânico da Coopernatural de Picada Café, feirinha da agroindústria com a Via Orgânica e sapeco do pinhão no fim da tarde.

O líder do convivium Slow Food Primeira Colônia Italiana, Rodrigo Bellora, explica que o movimento defende a ecogastronomia: a união entre a ética e o prazer da alimentação, e que a salvaguarda das sementes crioulas é crucial nesse processo. Por isso, uma festa junina livre de transgênicos.

“Quando o movimento Slow Food promove ou participa de eventos gastronômicos, está disseminando o direito ao prazer da alimentação com produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção”, destaca.

A entrada custa R$ 10,00, com direito a uma pipoca. Ainda, o primeiro quentão fica por conta do evento para quem levar sua caneca.

O movimento

O movimento Slow Food propõe um novo senso de responsabilidade na busca do prazer à mesa, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta. Na Serra Gaúcha, o grupo Slow Food Primeira Colônia Italiana foi fundado em 2013, com sede em Garibaldi. Difundimos os conceitos do movimento por meio de mesas redondas, hortas escolares, educação para o gosto e a troca de experiências entre produtores, cozinheiros e consumidores. Qualquer pessoa pode e deve ser um membro Slow Food, aprendendo e contribuindo para um novo sistema alimentar bom, limpo e justo.