Caxias do Sul

Prazo de regularização de motoristas de Apps termina na próxima sexta em Caxias

Foto: Leonardo Portella/Prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Leonardo Portella/Prefeitura de Caxias do Sul

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) alerta para o término do prazo de cadastramento dos motoristas por aplicativos em Caxias do Sul. O período para regularização encerra na próxima sexta-feira (28). A partir de sábado (29), os condutores que estiverem prestando o serviço sem regularização estarão passíveis de autuação por transporte clandestino e terão o veículo removido de circulação.

Até esta sexta-feira (21), 91 motoristas aderiram ao cadastramento e estão regulares para a prestação do transporte por aplicativos em Caxias. Todos os condutores legalizados entregaram a documentação exigida pelo Município, tiveram a vistoria nos veículos aprovada e receberam um selo da secretaria para fixar no automóvel. O selo é uma espécie de documento que assegura a legalidade do serviço e que deve estar visível aos passageiros.

Com o término do prazo, quem não estiver regular estará passível de autuação. Conforme o artigo 231 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, é considerada uma infração média, com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 130,16. Além disso, o CTB prevê a retenção (guincho) do veículo pelo fiscal de trânsito.

“Há meses alertamos os motoristas sobre a necessidade e importância do cadastramento. A Secretaria de Trânsito tem o compromisso de cobrar um serviço seguro e dentro da lei e começará a fazer isso a partir do próximo final de semana. Não existe nenhuma chance de prorrogação do prazo ou de novas flexibilizações quanto ao assunto”, reforça o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares.

Desde o início das discussões sobre o regramento do serviço, a SMTTM contribuiu com a adequação da legislação ao tornar as exigências menos burocráticas. Em outubro do ano passado, a pasta autorizou o cadastramento individual dos condutores, sem a exigência de registro por parte dos aplicativos. Anteriormente, seria responsabilidade das empresas comunicar a relação de motoristas aptos para o serviço.

Em maio deste ano, a pasta retirou a exigência de manter fixado no para-brisa dos veículos um adesivo com informações do condutor e do veículo (o selo com a vistoria aprovada segue obrigatório), adequou o período de vistorias e a obrigatoriedade de manter outro adesivo fixado na porta do automóvel com a identidade visual da plataforma de tecnologia.

Documentos

O período de cadastramento dos motoristas que exercem o serviço de transporte por aplicativos em Caxias do Sul segue até 28 de junho. Os condutores deverão comparecer à secretaria, que fica na rua Moreira Cesar, nº 1.666, no bairro Pio X, das 10h às 16h, para apresentar os itens necessários. Todos os documentos deverão ser entregues digitalizados em formato PDF.

Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação “Exerce Atividade Remunerada”
Certificado de conclusão do curso de formação de condutores de passageiros por aplicativos
Certidão judicial criminal negativa de 1º e 2º grau da Justiça Estadual
Certidão judicial criminal negativa da Justiça Federal
Alvará de localização
Extrato Previdenciário
CRLV do veículo
Apólice do seguro APP