A Missa Campal, em celebração a Corpus Christi, presidida pelo pároco de São Marcos, Padre Tadeu Libardi, e pelo Padre Jairo Grizon, reuniu cerca de 4 mil pessoas em frente na Praça Dante Marcucci, em frente a Igreja Matriz, na tarde desta quinta-feira (20). A missa tratou sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2019 “Fraternidade e Políticas Públicas”.
Após, houve a tradicional procissão sobre os tapetes. Neste ano, com quatro paradas em cada ponta da praça, uma para rezar para os doentes, outra para os jovens e crianças, a terceira para as famílias e a quarta e última para as empresas e o comércio da cidade.
Ao final, a multidão se reuniu novamente em frente à Igreja para um momento de oração e uma salva de palmas para os voluntários que trabalharam na confecção dos 49 tapetes. Ao todo, cerca de mil pessoas estiveram presentes na manhã desta quinta realizando o trabalho de montagem e decoração. Foram usados cerca de 80 metros cúbicos de serragem para a base e mais 40 metros cúbicos de serragem colorida.
Na avaliação do secretário de Turismo de São Marcos, Ronaldo Giotti, o evento foi marcado, principalmente, pela cooperação dos grupos de trabalho.
“Foi um momento de união, de pessoas que trabalharam juntas e isso deve ser comemorado. Passamos por um período em que as pessoas não se comunicam mais entre si. E o que percebemos hoje pela manhã, desde as primeiras horas da madrugada, foi um envolvimento de toda a comunidade para que pudéssemos ter essa festa bem organizada e muito bonita”, disse.
Os tapetes seguem em exposição até o domingo (23). Além dos principais, que circundam a praça, foram confeccionados 30 pequenos tapetes por crianças das escolas do município em frente a igreja. Também foram recolhidos doações de alimentos, que serão doados a entidades e famílias carentes de São Marcos.