Caxias do Sul

Galeria A da antiga Pics é desinterditada e volta a receber presos em Caxias

Presídios atingiram lotação estabelecida pela Justiça (Foto: Sidinei José Brzuska/TJ-RS)
Presídios atingiram lotação estabelecida pela Justiça (Foto: Sidinei José Brzuska/TJ-RS)

Após a interdição da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, no Apanhador, a juíza de direito da Vara de Execuções Criminais (VEC) Milene Fróes Rodrigues Dal Bó, liberou parcialmente a Galeria A do Presídio Regional, antiga Pics.

Galeria “A” da antiga Pics volta a receber detentos (Foto: Sidinei José Brzuska/TJ-RS)

Isso foi possível devido a redução do número de presos no setor, já que o estabelecimento prisional estava interditado por conta da superlotação.

Conforme o Delegado adjunto da 7ª Delegacia Penitenciária Regional (7ª DPR), Marco Antônio da Silva, a galeria “A” da antiga Pics se enquadra na decisão judicial que estabelecia um teto máximo de população carcerária por cela.

“Em função da diminuição de presos, como não estava mais entrando, só saindo por progressão de regime ou alvará de soltura, o efetivo carcerário do presídio regional diminuiu. A Galeria “A”, dentro daquela situação que a juíza colocou que não poderia ter mais do que o dobro da capacidade por cela, se enquadrou. A Galeria “B” na antiga Pics segue acima do teto”, salienta.

Com a liberação, cerca de 60 presos podem dar entrada no Presídio Regional. Atualmente, o local comporta 379 detentos. O teto estabelecido judicialmente é de 452 vagas. O limite de engenharia é de 298 reclusos.

A galeria feminina segue liberada.