A morte de Jean Rosemond Alcius, 30 anos, haitiano e morador de Garibaldi, gerou discussões em redes sociais, em relação aos motivos e aos procedimentos técnicos adotados pelo Pronto Atendimento Médico (PAM) da cidade de Garibaldi.
Conforme informações da secretária de Saúde de Garibaldi, Simone Agostini de Moraes, o imigrante entrou em óbito na noite desta segunda-feira (17), enquanto recebia atendimento médico no PAM. Por volta das 19h40min, Jean deu entrada no local e recebeu atendimento. Algumas horas depois, após complicações no quadro de saúde, o imigrante acabou evoluindo a óbito.
Jean Rosemond Alcius era natural do Haiti, imigrou para o Brasil em novembro de 2017 e era portador de uma doença grave, causada por vírus. Desde fevereiro de 2018, equipes médicas do município fizeram o diagnóstico e encaminharam o imigrante ao serviço especializado. Ainda, segundo informações da Secretaria de Saúde do município, Jean não aderiu ao tratamento indicado para a doença. Acompanhe a manifestação da secretária de Saúde de Garibaldi, Simone Agostini de Moraes, clicando abaixo:
O caso levantou diversos questionamentos e boatos, após postagens nas redes sociais, onde internautas relataram uma suposta negligência no atendimento ao imigrante e omissão de informação quanto ao fato. Alguns conhecidos próximos de Jean confirmaram que o haitiano negou o acompanhamento médico e que inclusive escondeu sua condição dos demais amigos. Acompanhe a manifestação em áudio:
A cerimônia de encomendação e enterro foi realizada na manhã desta terça-feira (18), às 10h30min, no cemitério municipal de Garibaldi.
Foto: Felipe Vicari/Grupo RSCOM