Brasil

Joaquim Levy pede demissão do cargo de presidente do BNDES

Joaquim Levy pede demissão do cargo de presidente do BNDES

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Joaquim Levy, pediu demissão do cargo, em carta entrego ao ministro da Economia, Paulo Guedes. A motivação do pedido de desligamento foram as críticas feitas pelo presidente Bolsonaro, após a indicação de executIVo Marcos Barbosa, que participou da gestão do BNDES no governo Dilma Rousseff.

“Solicitei ao ministro da Economia, Paulo Guedes, meu desligamento do BNDES. Minha expectativa é que ele aceda. Agradeço ao ministro o convite para servir ao país e desejo sucesso nas reformas. Agradeço também, por oportuno, a lealdade, dedicação e determinação da minha diretoria”, afirmou Levy.

Na carta, o ex-presidente agradeceu especialmente aos funcionários do BNDES, “que têm colaborado com energia e seriedade para transformar o banco, possibilitando que ele responda plenamente aos novos desafios do financiamento do desenvolvimento, atendendo às muitas necessidades da nossa população e confirmando sua vocação e longa tradição de excelência e responsabilidade”.

Com a demissão de Levy, o governo de Jair Bolsonaro já conta com 19 baixas no segundo escalão. Também foram afastados três ministros, sendo o mais recente, Carlos Alberto dos Santos Cruz, da Secretaria de Governo. Além dele, deixaram os cargos o titular da pasta de Educação, Ricardo Vélez Rodrigues, e Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral.