O desenvolvimento das habilidades socioemocionais e afetivas impactam direta e positivamente na aprendizagem. O trabalho com valores torna as pessoas mais resilientes e proporciona o diálogo e escuta, tornando o ambiente escolar mais tolerante e de melhor convivência.
Este é o foco do projeto macro da Secretaria Municipal de Educação de Garibaldi desde 2017, “Escola guiada por valores – escola e família juntas na educação”, que além dos estudantes, envolve os pais e toda a comunidade escolar. “As emoções são parte essencial da vida e precisamos aprender a gerenciá-las, não só na escola, mas também com as famílias”, explica a secretária Simone Rosanelli Chies.
Neste ano, o professor Iguatemi Lameizon fez uma palestra show para os pais de todas as escolas municipais, como forma de orientá-los quanto às emoções, à afetividade e aos limites que as crianças e jovens necessitam para o seu desenvolvimento sadio. “É importante que escola e família sigam uma mesma orientação em relação à educação. Juntos, alunos e professores passam a cooperar, ouvir o outro, respeitar e decidir com base nos princípios éticos”, acrescenta Simone.
Angélica Gonçalves Ferla, mãe de dois alunos da EMEI Crescendo com Alegria, conta percebe o desenvolvimento social e sentimental dos filhos. “É um espaço onde há amor e são feitos projetos incríveis que contribuem imensamente para a construção de cidadãos alegres e bons”, conta.
Cada escola desenvolve seus próprios projetos e atividades dentro da temática, abrangendo toda a comunidade escolar. Conheça o que as Escolas Municipais de Educação Infantil trabalham para desenvolver as emoções e valores humanos:
EMEI Crescendo com Alegria – Projeto “Brincando, aprendendo e vivenciando valores na escola”
Para que os pequenos desenvolvam a sociabilidade, cooperação e empatia, são oportunizadas diferentes situações lúdicas, como atividades de arte, musicalização e dança, práticas culinárias, contação de histórias, prática de ioga e círculos de paz.
EMEI Pingo de Gente – Projeto “Sentimentos”
Com o objetivo de estimular o reconhecimento das emoções e dar início ao processo de inteligência emocional, são feitas brincadeiras, dança, confecção de murais, teatro, mímica, integração entre turmas, contação de histórias, entre outras atividades.
EMEI Espaço Aprender – Projeto “Escola: uma explosão de sentimentos”
Para estimular a socialização das crianças na escola e com a família, mensalmente são comemorados os aniversários e é realizada uma atividade musical. Para cada mês, ainda são previstas diferentes atividades artísticas ou lúdicas.
EMEI O Mundo dos Pequeninos – Projeto “No mundo das emoções”
Atividades como brincadeiras e interações, envolvendo toda a comunidade escolar, fazem com que os participantes aprendam a manifestar e controlar seus sentimentos, além de respeitar as emoções das pessoas com quem convivem.
EMEI Criança Esperança – Projeto “Sentimentos: nossos maiores segredos”
No decorrer do ano, são realizadas atividades e comemorações envolvendo os alunos e pais, como palestras, rodas de conversa, confecção de brinquedos, interações musicais, passeios, entre outras ações para proporcionar o autoconhecimento e a incentivar a afetividade e a participação da família.
EMEI Semeando o Futuro – Projeto “Educação Socioemocional: diálogo e afetividade escolar”
Por meio de contação de histórias, músicas, brincadeiras, faz de conta, jogos com regras e dramatizações, além de atividades com a família e comunidade escolar, é promovido o autoconhecimento e o desenvolvimento de vínculos afetivos.
Fotos: Divulgação