Custo de Vida

SES interdita centros de fatiamentos da rede de supermercados Zaffari

Fatiados da marca Zaffari estão impróprios para consumo, diz secretarias da saúde. Foto: Divulgação/Internet
Fatiados da marca Zaffari estão impróprios para consumo, diz secretarias da saúde. Foto: Divulgação/Internet

Uma das maiores redes de supermercados do estado do Rio Grande do Sul, o Zaffari, teve interditados todos os centros de fatiamentos de fiambres da rede. A ação ocorreu por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) e a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES). Em nota, os dois orgãos orientam “toda a população, em especial gestantes e imunodeprimidos” a não consumir fatiados da marca Zaffari, oferecidos em fiambrerias da rede, após análises indicarem a presença de uma bactéria. Segundo análises, o nome do microrganismo é Listeria monocytogenes, e pode levar as pessoas que consumirem os produtos a problemas gástricos e até aborto em grávidas.

Todos os produtos foram retirados da comercialização ainda no final da tarde desta quinta-feira, dia 31 de agosto.

Nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, uma entrevista coletiva das secretarias apontou detalhes de toda operação. Ainda não há previsão da volta dos produtos as prateleiras dos supermercados. Segundo as autoridades, não risco de epidemia.

O Grupo Zaffari também emitiu nota oficial e acrescentou que todos os clientes que adquiriram o produto infectado pela bactéria serão ressarcidos. Confira:

A empresa informa que, no dia 17 de agosto, foram feitas coletas de amostras de produtos na unidade de fatiamento localizada no hipermercado Bourbon Assis Brasil, e no hipermercado Bourbon Ipiranga, cujos resultados de análise ainda não foram comunicados à empresa. Desde então, preventivamente, foram intensificados os processos de higienização das áreas de produção daquelas unidades, mediante indícios de provável presença de bactéria. No dia de hoje (31), o Serviço de Inspeção Municipal, por motivo de cautela, determinou a descontinuidade da produção da unidade de fatiamento do Bourbon Assis Brasil. A empresa retirou os produtos que estavam disponíveis nas lojas abastecidas por ela (hipermercado Bourbon Assis Brasil e as lojas de pequeno porte de Porto Alegre), que a partir de amanhã passarão a atender os clientes com produtos fornecidos diretamente das indústrias. Por iniciativa da empresa, a área de produção de fatiados do hipermercado Bourbon Ipiranga teve sua produção descontinuada como medida preventiva, enquanto aguarda o laudo oficial dos produtos coletados pela Vigilância Sanitária.