Últimas notícias

O mínimo, o cinismo e o descaso

O mínimo, o cinismo e o descaso
(Foto: Joana Berwanger, especial/arquivo)

Eu não encontro mesmo outra expressão pra descrever o depósito de míseros R$ 350 do salário na conta dos funcionários públicos gaúchos nesse mês que não dizer que é uma imensa vergonha o que o governo de José Ivo Sartori impõe aos servidores do estado, aos policiais, aos soldados, aos médicos, enfermeiros e professores tão necessários para a nossa população tão carente de serviços que atendam suas necessidades cada vez m ais urgentes.

Pois 350 pila foi o que receberam milhares de pessoas que se doam para conseguir entregar um serviço de qualidade ao cidadão gaúcho na educação, na saúde e na segurança.

Esse é o menor valor pago pelo governo do Sartori desde que começou a pedalar os salários, lá em 2015. Uma vergonha. Isso é um terço do salário mínimo, senhor governador!

E hoje o governo promete pingar mais 170 pila nas contas dos funcionários de um salário que só vai ser quitado no dia 13, isso se não emendar com o outro mês. 

Porque, me desculpe, senhor governador, mas um governo que está a quatro meses de completar três anos e ainda não conseguiu resolver a vergonha de parcelar o salário de seus funcionários, ou está mal intencionado ou então não sabe mesmo o que fazer.

E não adianta mais falar da crise ou da herança maldita, porque esse tempo já passou. 

Ora, senhor governador, eu já perdi a conta de quantas vezes lembrei aqui que pagar os salários em dia é dever elementar de qualquer governante, que nenhum dos motivos alegados são justos ou razoáveis e que essa atitude, senhor governador, apenas mostra a indiferença e o desprezo de seu governo pelos milhares de funcionários públicos e aposentados, professores, policiais civis e militares, bombeiros, profissionais da saúde, técnicos e servidores em geral que dedicam boa parte de sua vida no atendimento à população.

A verdade é que fica mesmo difícil acreditar na capacidade do seu governo pra tirar o estado da crise, ou então a gente vai ter que acreditar que está vivendo o cinismo de um governo que quer ampliar o caos pra abrir as torneiras do ano eleitoral e se apresentar como o grande gestor que nos tirou da crise.

A verdade é que não dá mais para admitir essa situação que se arrasta há mais de 20 meses seguidos, senhor governador, sem que o senhor enfrente esse problema, ainda mais quando a gente sabe que há muita sonegação não fiscalizada, que há muitos privilégios que não são combatidos e muitos incentivos fiscais que não mostram resultados.

Não, senhor governador, é preciso definitivamente dizer basta, porque tanto tempo parcelando os salários de quem serve o estado é uma vergonha para todos nós gaúchos, mas ainda mais que isso, é o cúmulo do descaso do seu governo e da incompetência da sua gestão.