Caxias do Sul

Beneficiários da Apae voltam a receber sessões de fisioterapia

Apae ainda atende 130 beneficiários com fisioterapia (Foto: arquivo)
Apae ainda atende 130 beneficiários com fisioterapia (Foto: arquivo)

Um acordo de cooperação firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), vai permitir que 50 beneficiários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) voltem a ter sessões de fisioterapia.

Nesta semana, as famílias dos pacientes começaram a ser informadas dos novos procedimentos e agendar atendimentos.

Apae ainda atende 130 beneficiários com fisioterapia (Foto: arquivo)

Os primeiros 25 beneficiários serão recebidos no dia 12 de setembro, nas instalações da FSG. Já no dia 14 de setembro, começa o atendimento a outros 25 usuários, no mesmo local. Depois desta primeira avaliação, as sessões de fisioterapia passam a ser periódicas, em dias e horários estabelecidos diretamente entre os profissionais e os pacientes e seus familiares.

Marguit Meneguzzi, diretora do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), esclarece que ainda estão sendo feitos alguns ajustes no acordo de cooperação, mas que os agendamentos já foram abertos e estão garantidos, para que os usuários retornem à fisioterapia rapidamente.

Este acordo foi uma alternativa encontrada pelo município para garantir a continuidade da assistência fisioterápica aos pacientes desligados da Apae. Em razão da lei federal das parcerias, que passou a vigorar neste ano, o convênio não pôde ser reeditado.

Agora, com a exigência do chamamento público, a administração municipal só pode estabelecer parcerias depois de abrir a possibilidade de credenciamento a todos os interessados. O acordo de cooperação não tem custo para o executivo.

Através do apoio e doações da comunidade, a Apae oferta sessões de fisioterapia para outros 130 beneficiários.

O serviço não era ofertado desde o início do segundo semestre, após a atual administração municipal não repassar mais a verba mensal que havia sido constituída por lei na época do então prefeito Alceu Barbosa Velho.

O tema, inclusive, foi cercado de debate na Câmara de Vereadores. Ainda mais após uma multa aplicada pela prefeitura à Apae por conta de uma calçada.