Uma equipe de estudantes caxienses conquistou, na última semana, o prêmio de segundo lugar no maior campeonato de robótica do mundo. Ao todo, oito alunos competiram no Plan Ceibal FLL Open International, etapa internacional do torneio, em Montevidéu, no Uruguai. Os caxienses só ficaram atrás de uma equipe de São Paulo.
Os alunos são integrantes da Equipe de Robótica Tecnoway, da Rede de Ensino Caminho do Saber. Eles foram liderados pela vice-diretora da Rede e viajaram acompanhados de três mentores. Além do título de 2º Lugar “Champion’s Award”, eles trouxeram para Caxias o prêmio de 1° Lugar na “Performance do Robô”.
Nesta etapa internacional do torneio, as equipes foram incubidas de encontrar um problema considerado interessante e passível de solução inovadora. A competição desafiou as esquipes a encontrarem uma solução para algum problema dentro do tema “Into Orbit”, voltando-se a problemas físicos ou psicológico dos astronautas durante explorações espaciais.
Os alunos caxienses participantes são: Augusto Pioner, Érica Pescador, Gabriel Vanin, Leonardo Neto, Luiza Colvara, Maria Eduarda Chessio, Mateus Tomaz e Roberta Pioner. Mentores: Bruno Nunes, Lucas Michaelsen e Pedro da Cruz. Ao todo, participaram da competição 700 jovens, entre nove e 16 anos, divididos em 66 equipes de 25 países do mundo.
Sobre o projeto
O projeto desenvolvido pela da Equipe Tecnoway apresentou solução para um problema enfrentado pelos astronautas em viagens espaciais. A vice-diretora da Rede, Alexandra Valença Colvara, explica como foi o processo “após inúmeras pesquisas em livros, artigos e profissionais da área, identificamos que o maior problema enfrentado pelos astronautas em suas viagens espaciais é a perda de massa muscular. Como não há gravidade, os músculos são menos necessários, causando atrofiamento muscular total”. De acordo com Colvara, as consequências desse problema são: perda de capacidade cardíaca e respiratória; falta de sustentação corporal quando retornam a terra; danos neuromotores irreparáveis; dores extremas em todos os músculos do corpo.
A Tecnoway, após muitas pesquisas e trabalho em equipe chegou a uma solução. O “EletroEX”. trata-se de um traje especial para exercício físico no espaço. Ao ser utilizado durante o exercício, esse traje fará estímulos elétricos, que aumentam em até 6 vezes a retenção de massa muscular, ou seja, ela é 6 vezes mais eficaz que outras soluções. Diminuindo drasticamente a perda de massa muscular, essa solução ainda aumenta a circulação sanguínea e reduz a perda de densidade óssea.