Caxias do Sul

Movimento no comércio caxiense apresenta bom desempenho em abril

Foto: Bárbara Morello / Grupo RSCOM
Foto: Bárbara Morello / Grupo RSCOM
Foto: Bárbara Morello / Grupo RSCOM

O Comércio caxiense teve a melhor performance desde o início do ano no mês de abril, e registrou uma uma expansão de 7,74% se comparado ao mês de março. Os índices do desempenho econômico foram divulgados na tarde desta terça-feira (4), em coletiva de imprensa na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

Num âmbito geral, a economia caxiense apresentou um saldo positivo em abril, porém o crescimento foi pequeno, de apenas 2,9%.

O resultado do Comércio aponta um possível início de recuperação. No mês passado, o segmento de Automóveis mostrou uma performance importante e foi o responsável por alavancar o setor.

Os setores de Serviços e Indústria também ficaram positivos na comparação com o mês de março, com 4,8% e 0,3%, respectivamente. Nos quatro primeiros meses de 2019, a economia Caxias do Sul cresceu 5,6 %.

O diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Alexander Messias afirmou que as dificuldades enfrentadas pela economia nacional também atinge Caxias. “A economia está estável, mas esperávamos um desempenho melhor pois estávamos mais otimistas. O Brasil enfrenta dificuldades, temos que ter resiliência”, disse.

No comércio exterior, a pesquisa apontou queda de 17,9% no saldo da balança comercial caxiense no acumulado dos últimos 12 meses, situando-se em US$ 423 milhões. O que chamou a atenção foi o aumento das exportações caxienses para o Chile.

No mês de abril, houve a criação de 576 postos de trabalho, indicando ligeira alta de 0,3% no total de empregos formais, que hoje é de 166.585. Em 2019 foram gerados 3.506 empregos, uma variação positiva de 2,1%.