Comportamento

Farroupilha é finalista nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Foto: Divulgação/Sebrae
Foto: Divulgação/Sebrae


Sete prefeitos de municípios gaúchos, representando oito projetos, participam da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em Brasília (DF), dia 5 de junho. O prêmio reconhece e valoriza prefeitos que criam condições favoráveis às micro e pequenas empresas e aos microempreendedores individuais.

Os finalistas do Rio Grande do Sul foram premiados pelo Sebrae RS em novembro do ano passado, em uma cerimônia realizada em Porto Alegre. No total, foram 68 municípios gaúchos inscritos em oito categorias. Farroupilha, representado pelo prefeito Claiton Gonçalves, foi o destaque ao conquistar duas categorias: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios e Compras Governamentais de Pequenos Negócios.

Os outros vencedores foram Novo Hamburgo – Fatima Daudt (Categoria Cooperação Municipal para o Desenvolvimento Econômico), Bento Gonçalves – Guilherme Pasin (Categoria Pequenos Negócios no Campo); Frederico Westphalen – José Alberto Panosso (Categoria Inovação e Sustentabilidade), Campo Bom – Luciano Orsi (Categoria Empreendedorismo nas Escolas), Lajeado – Marcelo Caumo (Categoria Desburocratização e Implementação da Redesimples) e São Marcos – Evandro Carlos Kuwer (Vencedor Categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual).

A gestora do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor no RS, Fernanda Dall’Agnol, explica que os projetos passaram por avaliações técnicas e foram julgados por comissões formadas por especialistas e entidades representativas do Estado. Eles foram implementados, tinham resultados mensuráveis e comprovados quanto ao estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município.

O Prêmio é realizado desde 2001 pelo Sebrae com apoio da Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ministério do Planejamento, Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Instituto Rui Barbosa, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Centro de Liderança Pública, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da Confederação Nacional da Indústria, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e Observatório Social do Brasil.

Desde o começo das premiações, foram, pelo menos, 55 histórias bem-sucedidas e reconhecidas pelo Sebrae e mais de 10 mil projetos municipais inscritos em todo o Brasil. No ranking das cidades mais premiadas estão Gramado (RS), Petrópolis (RJ), Cariacica (ES), Colider (MT), Três Rios (RJ), Capitão Enéas (MG), São José dos Campos (SP) e Boa Vista (RR).