Aos nove anos de idade, a estudante da Escola Municipal Antônio Minella, de Farroupilha, Júlia de Rossi, já tinha escrito quatro livros. Agora, aos treze, acaba de assumir uma cadeira correspondente na Academia de Letras Machado de Assis, de Porto Alegre. A posse foi realizada no último sábado (01), no Plenário Ana Terra, da Câmara de Vereadores da capital gaúcha. A reunião solene foi acompanhada pela Secretaria Municipal de Educação, Elaine Giuliato, pela diretora Daiane Tonin Nunes, por professoras e familiares da jovem escritora.
De acordo com a mãe de Julia, Neiva Lourdes de Rossi, desde muito cedo, a menina destacou-se pela criatividade, habilidade em desenhar, escrever e colocar no papel seus sentimentos.
“Ela começou a ler com quatro anos de idade e aos seis criou e ilustrou o livro Misturando os Animais, que foi publicado em 2015, na Feira do Livro de Farroupilha. À medida que foi crescendo, passou a escrever poesias abordando questões mais amplas e críticas direcionadas ao público juvenil”, conta.
Em 2016, Júlia foi convidada para participar de ações pedagógicas em escolas públicas de Farroupilha e vizinha, Caxias do Sul, sendo que suas produções foram trabalhadas com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em 2017, foi premiada com Menção Honrosa, no Concurso Regional de Contos, Crônicas e Poesias Oscar Bertholdo, com o poema “Laurinha, a bruxinha boazinha”. No ano que vem, Júlia pretende publicar seu segundo livro “ Ponto, Vírgula e Poemas”.
A Academia de Letras Machado de Assis foi fundada em 2009, em Porto Alegre, pelas professoras Ilda Maria Costa Brasil, Nilza de July da Costa e Silva, Olenca Fagundes Cohen, Rosane Rosito Anele; pela advogada Dra. Sandra Regina Bruçó e por estudantes. Tem como Lema “A palavra nasce eterna; não sofre a morte, apenas se transforma conforme as épocas e os momentos vivenciados” e slogan “Escrever é propor enigmas, encantar e problematizar o Eu, o Mundo, a Vida”.
A associação literária congrega artistas, compositores, músicos, escritores e poetas, divididos em Membros Fundadores, Acadêmicos Efetivos (residentes em Porto Alegre) e Acadêmicos Correspondentes (residentes de demais cidades do RS).