Caxias do Sul

Semma acompanha possíveis abandonos de animais em mudança

Quem abandonar animais será denunciado ao MP (Foto: Fabio Campelo/Divulgação)
Quem abandonar animais será denunciado ao MP (Foto: Fabio Campelo/Divulgação)

O Departamento de Proteção e Bem-estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), garante que irá monitorar possíveis abandonos de animais de estimação durante a transferência das famílias que serão alocadas no Residencial Rota Nova. Esta, inclusive, é uma das preocupações das protetoras independentes da cidade.

Nos últimos sessenta dias, segundo o município, as equipes trabalharam em uma conscientização sobre o abandono e aplicaram microchips em 205 animais que vivem sob a tutela dos contemplados no projeto. O objetivo é evitar o abandono durante as mudanças.

Quem abandonar animais será denunciado ao MP (Foto: Fabio Campelo/Divulgação)

Conforme a diretora do departamento, Marcelly Paes Felippi, a Semma vistoriou todas as áreas de remoção. Durante a mudança, caso algum animal seja deixado para trás, a Semma fará a leitura do chip e o CPF do tutor será indiciado no Ministério Público pela prefeitura. Apenas três famílias se negaram a chipar: nestas três, foram feitas fotos dos animais e registrados os nomes dos tutores e respectivos endereços. Se esses animais forem localizados na rua, tais tutores também serão responsabilizados.

O código de posturas do Município permite em torno de 20 animais por residência. Nenhuma família tem mais que isso, então todas terão a liberdade de levá-los aos apartamentos se quiserem. Caso não tenham condições ou não queiram levar, os moradores foram orientados a doar o animal para outro tutor responsável.

As pessoas que não conseguiram doar já entraram em contato com a Semma para que o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal possa auxiliar na adoção. Até então, a maioria das famílias que precisaram conseguiram fazer as doações por conta, geralmente para familiares com pátio ou chácara. Outras famílias já decidiram que vão levar os animais para os apartamentos. Assim que se mudarem, os animais receberão castrações.