Bento Gonçalves

Prefeitos fazem pacto para cirurgias em traumatologia e ortopedia em Bento

Prefeitos fazem pacto para cirurgias em traumatologia e ortopedia em Bento

O encontro promovido pela Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), com apoio da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul), oficializou nesta quinta-feira (30), na Prefeitura de Bento Gonçalves, o fim dos obstáculos que envolviam as cirurgias de média e alta complexidade em traumatologia e ortopedia, nos municípios da região.

O evento contou com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que apresentou os dados e valores a serem repassados. Segundo a secretária R$ 1.609 milhões serão investido no Hospital Tacchini.

A reunião tratou sobre o pacto para a realização de 264 cirurgias por ano, 182 eletivas e 82 urgências e emergências. O Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha, deve se credenciar para a realização dos procedimentos, com os recurso federais, estaduais e municipais.

O credenciamento que antes estava com o Hospital Pompéia de Caxias será transferido a Farroupilha, para acelerar os processos dos atendimentos. Em Bento Gonçalves, 1200 pacientes do SUS, estão aguardando por cirurgias nas especialidades citadas.

O documento que formalizou a reunião, contou com a presença do Prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, também presidente da Amesne, e com prefeitos de 36 municípios, o presidente da Famurs, Antônio Cettolin, Secretários de Saúde das Prefeituras, da Deputada estadual Fran Somensi (PRB), e dirigentes do Hospital de Farroupilha e representantes da 5º Coordenadoria Regional da Saúde (CRS).