Bento Gonçalves está entre os municípios eleitos da Rota da Serra Gaúcha para estrear o Programa Investe Turismo do Governo Federal. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 28, pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. A iniciativa contemplará 30 rotas turísticas do país selecionadas pelo governo federal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Embratur – empresa pública federal responsável pela divulgação do turismo brasileiro no exterior, com o objetivo de levar um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços.
De acordo com o Ministério do Turismo, as rotas receberão investimentos, ações de marketing e melhoria de serviços para ampliar o número de turistas. O Governo pretende incentivar o turismo doméstico com esses investimentos, mas, principalmente, o turismo internacional.
Esses destinos turísticos escolhidos, informou o governo, responderam, em 2018, por 50,1% do fluxo de turistas nacionais e por 79,1% do fluxo de turistas estrangeiros que visitam o Brasil.
A cada ano, o número de visitantes cresce uma média de 7% em Bento. Em 2018, o município recebeu 1,5 milhão de visitantes. “Este programa vem de encontro com as políticas nacionais de Turismo. Bento Gonçalves tem se destacado cada vez mais neste cenário e agora com este programa proporcionará a seus empreendimentos a oportunidade de usufruir dos serviços que serão oferecidos em parceria com o SEBRAE. Temos certeza que conseguiremos excelente resultados mantendo Bento entre os destinos destaques do Brasil”, destacou o secretário Municipal de Turismo, Rodrigo Parisotto.
Compõe também a Rota Porto Alegre e Serra Gaúcha, os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Garibaldi, São José dos Ausentes, Jaquirana e Cambará do Sul.
Ainda segundo o ministério, o programa – que será uma parceria entre setor público e iniciativa privada – terá um investimento inicial de R$ 200 milhões, oriundos do Sebrae. Ao todo, 158 municípios de todos os 26 estados e mais o Distrito Federal vão ser beneficiados com ações para incentivar a atividade turística.