Comportamento

Maior feira nacional de varejo começa na próxima terça-feira em Porto Alegre

Maior feira nacional de varejo começa na próxima terça-feira em Porto Alegre

Os principais nomes do Varejo brasileiro estarão reunidos a partir de terça-feira (28) no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, para debater tecnologias, empreendimentos, gestão e buscar investimentos. A Feira Brasileira do Varejo 2019, organizada pelo Sindilojas da capital gaúcha, ocorre de terça a quinta (30) e são esperados mais de 8 mil visitantes nos três dias de um dos eventos mais importantes da área em todo o Brasil. A expectativa é prospectar mais de R$ 7 milhões em negócios.

Serão mais de 80 expositores dos mais diversos segmentos do varejo. A visitação é gratuita.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a Feira leva conhecimento, desenvolvimento e benefícios aos lojistas.

“Com o evento estamos contribuindo para o crescimento e a qualificação do varejo nacional. Já recebemos expositores de outros Estados e palestrantes internacionais, e a cada ano trabalhamos em busca da superação”, afirma.

Já para o presidente da Feira Brasileira do Varejo, Ronaldo Sielichow, o evento é único e extremamente enriquecedor.

“Não havia feira semelhante em Porto Alegre e até mesmo no Brasil. Estamos crescendo e melhorando a cada ano e conquistando reconhecimento merecido e necessário. Nosso evento é um momento de união entre lojistas e entre aqueles que buscam o desenvolvimento por meio do trabalho”, ressalta.

Grandes nomes entre os palestrantes

O evento contará com o Congresso Brasileiro do Varejo, que receberá nomes como Cristiana Arcangeli, empresária e um dos “tubarões” do programa Shark Tank Brasil; Oskar Metsavath, fundador e diretor de criação e estilo da Osklen, Luciano Hang, proprietário da Rede Havan, Sheila Makeda, sócia-diretora da Makeda Cosméticos, Alice Salazar, produtora de conteúdo, maquiadora e empresária e Andrea Iorio, diretor da L’oreal. Durante os três dias, serão abordados temas como inovação, empreendedorismo, tendências e gestão de pessoas.

Iniciativas e segmentos dentro da FBV

RS Moda
Iniciativa idealizada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs), tem como objetivo ampliar as oportunidades de negócios em um espaço exclusivo para a área de moda. Com programação que engloba passarela para desfiles, palestras, workshops e rodada de negócios, o momento conta ainda com o Desafio Fashion, competição com desafios diários para estudantes e profissionais da área.

Varejo Now
Uma maratona empreendedora que desafia startups a desenvolver soluções inovadoras para o varejo. Três desafios serão realizados durante a Feira: o Connect Biz, o Design Sprint e o Like a Boss.

O primeiro consiste em um matchmaking entre startups e empresas, que irá acontecer em 28 de maio. Com inscrição prévia, as empresas cadastram informações sobre seus negócios, como demandas e desafios, enquanto as startups descrevem seus serviços e produtos. A partir disso, as startups escolherão as empresas com as quais pretendem conversar, que, por sua vez, podem aceitar ou não. Feito o “match”, a equipe do Varejo Now agenda o encontro, que terá duração de 20 minutos.

Já no dia 29, acontece o Design Sprint, competição que busca desenvolver inovações para temáticas emergentes na área do varejo. O desafio propõe a utilização do método da Google Ventures, que possui o mesmo nome, e que defende a prática de cinco etapas para produzir e testar ideias: entender, criar, definir, prototipar e validar. O objetivo é que acadêmicos, empreendedores e empresários aprofundem a visão do problema e encontrem uma solução sem altos investimentos.

No último dia de Feira será realizado o Like a Boss, com a participação do Sebrae/RS. Serão selecionadas 15 startups para um desafio de pitches – apresentação de ideias e produtos – com soluções voltadas ao varejo. As startups terão a oportunidade de criar conexões com investidores e grandes empresas do setor.

FBV Talks
É um espaço para os expositores da feira comandarem palestras ou workshops, e discutirem assuntos relacionados ao varejo e aos negócios. Com uma programação intensa, a iniciativa tem acesso livre e gratuito para todos os visitantes. Todos podem conferir, em detalhes, soluções inovadoras apresentadas, fazer grandes parcerias e debater com participantes questões relevantes do mercado.

Desafio Fashion
Em sua quarta edição, o concurso promove estudantes e profissionais da moda, que terão a oportunidade de apresentar seus projetos para o público da feira, expositores e empresários do segmento. A iniciativa, realizada pelo Sindilojas Porto Alegre, conta com mentoria da ESPM-Sul e tem como temática “a transição do século XX para o XXI na moda no Rio Grande do Sul”. A competição integra o RS Moda, iniciativa idealizada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs).

O desafio é realizado em três etapas, nas quais os competidores deverão apresentar sua proposta, montar uma vitrine e produzir um desfile. As equipes participantes serão divididas em duas categorias: Acadêmico, para estudantes de nível superior, e Novos Designers, para profissionais com vivência de mercado de até quatro anos.

Varejo Experience
A atividade promove uma imersão em lojas da Capital gaúcha que são referência em inovação no varejo. Com saída da Fiergs, a visita técnica acontece em 30 de maio, das 10h às 17h, e aborda temas como ponto de venda, atendimento, visual merchandising, experiência de compra e gestão de pessoas.

O projeto é mediado por Fabiano Zortéa, coordenador estadual de projetos de qualificação de empresas para o setor de comércio varejista do Sebrae RS; e Túlio Pinheiro, coordenador de projetos de redes e franquias do Sebrae RS, além de trabalhar com auxílio a microempresas para geração de lucro com redução de impacto socioambiental no Programa Agir – Aceleração e Geração de Impacto Social no RS.

Para participar é preciso realizar a compra do ingresso no site www.feirabrasileiradovarejo.com.br.

TrendStore
A loja conceito, em parceria com o Senac-RS, apresenta novas tendências do setor integrando físico e digital, em um espaço que reúne iniciativas que aumentam as vendas, melhoram a conversão, diminuem custos operacionais e proporcionam melhores resultados.

Exposição de arquitetura para varejo

Por mais um ano, o Retail Design Institute Brasil (RDI Brasil) leva para a Feira as obras vencedoras do Prêmio Design de Varejo RDI Brasil, que reconheceu os melhores projetos em 13 categorias comerciais no final de 2018. O RDI Brasil é uma associação internacional, fundada nos Estados Unidos, na década de 1960, que reúne profissionais ligados à criação de estruturas e melhorias para o varejo, como arquitetos e designers.

O objetivo da mostra é apresentar aos visitantes as mais modernas tendências e soluções arquitetônicas para inspirar o varejo do Estado. Entre as categorias premiadas, com os projetos expostos na FBV, estão Super e Hipermercados, Lojas de Moda e Acessórios, Quiosques, Vitrines, Iluminação, Comunicação Visual, Visual Merchandising e Loja do Ano.

As inscrições para a 7ª edição da FBV e os ingressos para o Congresso Brasileiro do Varejo e o Varejo Experience estão disponíveis no site www.feirabrasileiradovarejo.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3025.8300 ou pelo e-mail [email protected].

Serviço:

7ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)
Data: 28, 29 e 30 de maio
Horário: das 9h às 20h
Local: Centro de Eventos FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS)
Ingressos:
● Visitação gratuita;
● Passaportes para o Congresso Brasileiro do Varejo: de R$ 225,00 a R$ 485,00 para associados ao Sindilojas Porto Alegre; de R$ 450,00 a 975,00 para público em geral; e de R$ 335,00 a R$ 700,00 para contribuintes ao Sindilojas Porto Alegre;
● Ingresso para o Varejo Experience: R$ 180,00 para associados ao Sindilojas Porto Alegre e R$ 360,00 para público em geral;
● Valores parcelados em até 6x no cartão de crédito;

Inscrições e compra de ingressos: www.feirabrasileiradovarejo.com.br

Sobre a FBV

A Feira Brasileira do Varejo é realizada pelo Sindilojas Porto Alegre com o objetivo de reunir fornecedores e lojistas em um só espaço, permitindo interação e formação de novas parcerias e negócios. Desde 2013, em sua primeira edição, reúne grandes nomes do setor varejista e expositores com soluções de tecnologia, gestão, segurança, marketing, entre outros serviços e produtos voltados ao varejo.

Sobre o Sindilojas Porto Alegre

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre é o representante legal do comércio varejista da Capital e de Alvorada. Atualmente, defende os interesses de aproximadamente 18 mil empresas de segmentos variados. Além de atuar na representação dos interesses dos lojistas, desenvolve diversas ações que promovem o desenvolvimento e qualificação do setor varejista, tais como cursos, missões empresariais, palestras e eventos gratuitos e a Feira Brasileira do Varejo.