Com o habitual tom de críticas e cobranças em seus discursos solenes, o presidente da Associação de Supermercados do Rio Grade do Sul, Antônio Cesa Longo abriu na manhã desta terça, na Fiergs, a Expoagas 2017.
Críticas, mas também autocrítica: “precisamos nos unir para negociar com as empresas de cartões e de tickets que vem cobrando aos supermercados taxas muito altas”. Na presença do vice-governador José Paulo Cairolli elogiou o decreto do governador José Ivo Sartori que voltou a permitir a manipulação de carnes e seu derivados. Também mencionou como agenda positiva a assinatura na semana passada pelo presidente Michel Temer do reconhecimento dos supermercados como atividade essencial, o que oferecerá garantia jurídica para que os supermercados possam abrir aos domingos e feriados.
Tanto Longo, quanto o presidente da Associação Brasileira de Supermercadistas, Abras, João Sanzovo Neto, elogiaram a reforma trabalhista entendendo que ela fará subir o PIB e elevará a posição do Brasil em importantes rankings econômicos mundiais.
O vice-governador José Paulo Cairolli, que sempre faz questão de frisar que cumpre quatro anos de vida pública até voltar à trajetória de homem de negócios lembrou que concorda com a reivindicação por reforma tributária, mas lembrou que se forem reunidos três empresários para formular uma proposta de reforma, não haverá consenso. Por fim, ao reconhecer as dificuldades históricas nas finanças do estado, conclamou a que todos para refletir sobre um país melhor e ético: “será que estamos mudando o nosso comportamento ou estamos apenas exigindo isto apenas do outro?”
O presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn foi o homenageado deste ano recebendo o título de supermercadista Honorário.
Na palestra inaugural o economista Ricardo Amorin ( Manhatan Conection) trouxe uma mensagem de otimismo aos supermercadistas. “O Brasil superou a crise eentramos num irreversível processo de crescimento”. El baseia sua crença no retrospecto de crises anteriores. E vai adiante: o momento de apostar em um negócio é agora”.A Expoagas em seu primeiro dia já tem 25 mil visitantes inscritos. Os expositores, muitos dos quais já garantiram presença na edição de 2018, vão apresentar 800 lançamentos e a expectativa é de realização de 49 milhões de reais em negócios