Comportamento

Temporal danifica milhares de casas e deixa desabrigados em Lagoa Vermelha

Chuva de granizo durou cerca de cinco minutos (Foto: Divulgação)
Chuva de granizo durou cerca de cinco minutos (Foto: Divulgação)

Cerca de duas mil casas ficaram danificadas em decorrência de um forte temporal e chuva de granizo na noite deste sábado, dia 19, em Lagoa Vermelha. Ao menos, esta é a estimativa da prefeitura que, desde a madrugada, juntamente ao Corpo de Bombeiros, disponibiliza lonas para as famílias atingidas pela chuvarada.

Chuva de granizo durou cerca de cinco minutos (Foto: Divulgação)

Até o final da manhã deste domingo, dia 20, os órgãos contabilizavam os estragos feitos pelo temporal na cidade. Os bairros Rodrigues, Suzana, Gentil, Alto Pedregal e Medianeira foram os mais prejudicados, além da localidade de Capão Bonito do Sul.

Não há uma confirmação, até o momento, do número de desalojados e desabrigados.

São aceitas doações de lonas, colchões, roupas, roupas de cama, alimentos e produtos de higiene e limpeza. Bombeiros de outras cidades, como Passo Fundo e Vacaria, estão prestando auxílio.

Equipes do executivo e voluntários estão indo aos bairros mais atingidos pelo temporal e deixando lonas e os donativos com as famílias. Aos que necessitarem de alimentos, a Escola Municipal João Protásio da Luz, no bairro Suzana, centraliza o atendimento.

Existem equipes de auxílio nos seguintes pontos:

Ginásio Adolfo Stella e Escola João Protásio da Luz – bairro Suzana
Escola Clóvis Pestana – bairro Medianeira
Salão Comunitário do bairro Rodrigues
Escola Saraiva – bairro Gentil

Em Cândido Godói a chuva de granizo também foi muito forte e danificou centenas de residências. Até o momento, as informações dão conta de que nenhuma pessoa ficou ferida nestas cidades onde temporal causou grandes estragos.