Um dia depois que um ataque terrorista matou 14 pessoas e deixou mais de 130 feridos na Espanha, duas pessoas morreram e outras seis foram feridas a facadas nesta sexta-feira, dia 18, no centro da cidade de Turku, na Finlândia, de acordo com a polícia e a imprensa locais.
As forças de segurança locais informaram que uma pessoa foi detida e que outros suspeitos estão sendo procurados, mas ainda se desconhecem as razões do ataque. Segundo a rede de televisão pública YLE, foram ouvidos tiros antes das facadas, e os policiais teriam atingido o suspeito com um tiro na coxa. As autoridades ainda não confirmaram a motivação por trás do ataque, mas um vídeo divulgado no Twitter mostra o suposto momento em que o suspeito grita “Allahu Akbar” (“Alá é grande”, em árabe).
Até o momento, nenhum grupo terrorista assumiu a autoria do ataque. Turku está localizada no sul do país, a aproximadamente 140km de Helsinqui, a capital do país, e é a terceira maior cidade do país, com cerca de 180 mil habitantes
No ataque da Espanha, o Estado Islâmico já reivindicou a autoria. As autoridades policiais espanholas afirmaram que o motorista da van que atropelou as pessoas nas ramblas de Barcelona pode ser uma das três pessoas identificadas e procuradas ou ainda não conhecido, mas o chefe da polícia da Catalunha, Josep Lluís Trapero, disse que está perdendo força a hipótese de que Moussa Oukabir, que seria um dos mortos em Cambrils, seria o motorista da van que causou o atropelamento em Barcelona.