Mundo

País da Ásia é o 1º do continente a legalizar o casamento gay

Multidão vai às ruas comemorar a aprovação da nova lei (Foto: Tyrone Siu/ Reuters)
Multidão vai às ruas comemorar a aprovação da nova lei (Foto: Tyrone Siu/ Reuters)

O Dia Internacional Contra a Homofobia começou com avanço. Taiwan se tornou, nesta sexta-feira (17), o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O Parlamento de Taiwan realizou uma votação para aprovação da nova lei e foram 66 votos a favor, contra 27 votos contra. Essa votação concedeu aos casais homossexuais todos os direitos de uma união civil, como guarda de crianças, separação de bens, impostos e seguros. Porém, não foi incluso na legislação o direto de adoção.

Mais de 35 mil pessoas marcharam pelas ruas de Taipé até o Parlamento, pedindo aos legisladores que votassem em favor da união civil igualitária.

Em 2017 o Tribunal Constitucional da ilha decretou que a proibição do casamento de pessoas do mesmo sexo era algo inconstitucional e deu para os legisladores um prazo para tornar essa decisão uma lei, o prazo acabava no dia 24 deste mês.

Enquanto a comunidade LGBT comemora essa vitória no país asiático, os grupos opositores afirmam que essa aprovação não reflete a vontade da maioria do povo. A Coalizão para a Felicidade de Nossa Próxima Geração considerou que “a vontade de cerca de 7 milhões de pessoas no referendo foi pisoteada”. “A massa popular vai contra-atacar em 2020 [data das próximas eleições]”, afirmou em nota.