Bento Gonçalves

Biblioteca Pública Castro Alves completa 77 anos

Biblioteca Pública Castro Alves completa 77 anos

A Biblioteca Pública Castro Alves fará 77 anos no dia 20 de agosto. Desde a sua inauguração em 1940, a instituição trabalha em projetos de incentivo e fomento à leitura procurando atingir os diferentes públicos que compõem a cidade de Bento Gonçalves.

Em comemoração, a instituição está promovendo três ações. A primeira é a distribuição, no local, de marcadores de páginas com a frase “Ler é voar sem sair do lugar”.

Foto: Arquivo ASCOM

A segunda ação acontece nessa sexta-feira, 18, com a distribuição gratuita de livros na área externa da Biblioteca. Junto ao livro irá um card feito especialmente para o leitor que poderá escolher qualquer exemplar. São títulos para todas as faixas etárias e abrange todos os gêneros literários.

E a terceira ação acontece no dia 23 de agosto com a renovação dos Balaios da Saúde Literária, localizados nas Unidades Básicas de Saúde do município. Os balaios são compostos de livros, revistas e gibis e ficam à disposição do público para leitura enquanto aguardam atendimento.

Para associar-se a Biblioteca Pública e retirar livros você precisa de: Documento de identidade; comprovante de endereço atualizado (conta de água, luz ou telefone) e uma taxa anual de R$ 15,00.

Atualmente, a Biblioteca está localizada na Rua Barão do Rio Branco, 123, Centro de Bento Gonçalves.

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira: 8h às 18h

Sábados: 8h30min às 11h30min

Breve histórico

A Biblioteca Pública Municipal Castro Alves, assim denominada em homenagem ao grande poeta nacional, foi criada através do Decreto-Lei nº16, de 20 de agosto de 1940, na gestão do Prefeito João Mário de Almeida .

A criação da biblioteca foi oficializada pela Lei Municipal n.º 508 de 30 de outubro de 1973, sendo prefeito na época o Sr. Darcy Pozza.