Últimas notícias

O rombo do bandido de estimação

O rombo do bandido de estimação


Peraí, deixa ver se entendi direito…

Então é isso mesmo? O governo Temer, mantido no poder apesar das denúncias de corrupção por causa da política econômica, como disseram aqueles envergonhados deputados que votaram pra engavetar a denúncia do Janot, acaba de aumentar em 20 bilhões de reais a meta do rombo fiscal nesse ano, e em 30 bilhões o rombo projetado pro ano que vem?

É isso mesmo.

Mas não é só isso. O governo temerário anunciou ontem à noite que pelo menos até 2020 as contas do governo vão fechar no vermelho.

E tudo isso com todo o corte de gastos, com a redução dos investimentos, com a PEC do teto aprovada por 20 anos, com o congelamento dos salários, com os cortes nos programas sociais, com o aumento nos impostos dos combustíveis.

A verdade é que o governo falhou estrepitosamente, e não conseguiu equilibrar as contas como prometeu. E o pior de tudo é que fez isso de caso pensado, exatamente pra salvar a própria pele carcomida pela corrupção.

Porque não dá pra esquecer que o governo dos corruptos jogou pelo ralo 14 bilhões pra se safar da denúncia do procurador-geral, liberou mais de 2 bilhões em emendas parlamentares só neste ano, perdoou dívidas milionárias de empresas sonegadoras e abriu mão de receitas que ainda vão fazer muita falta nos cofres da Nação.

Parece que a gente não aprendeu nada com a deprimente aprovação da revisão da meta fiscal em 2014, que contou com a chantagem explícita do planalto, liberando emendas parlamentares sob a condição de que o projeto fosse aprovado. Lá, nos tempos de dona Dilma, já havia um claro sinal do rumo que a política econômica estava levando o país.

Pois hoje, a verdade é que o ajuste de Temer para equilibrar as contas gasta bilhões em emendas parlamentares e favores para comprar o apoio de deputados a fim de se salvar de denúncia de corrupção no congresso, enquanto corta recursos e aumenta impostos e manda um recado claro de que o governo no mínimo, não tá trabalhando sério para atingir os objetivos que ele próprio traçou.

E tem mais: ontem mesmo, o Congresso aprovou uma nova determinação que caractgeriza como crime de responsabilidade mudar a meta fiscal depois do recesso parlamentar, exatamente como fez o temerário presidente. Mas, claro, só daqui pra frente.

Afinal, está mais que provado que Temer é sim aquele bandido de estimação que os poderosos de plantão diziam não ter…

Mas o que eles não tem mesmo é outro caminho senão tirar dinheiro do povo. Mas eles esquecem que todo dinheiro a mais que o governo tira do povo deixa de girar a economia, e retarda ainda mais a retomada do crescimento.

Mas não se iluda, que é isso mesmo: mais uma vez somos nós, os botocudos é que vamos pagar o pato.