Comportamento

Alunos da Escola São Tiago protestam pela falta de professores em Farroupilha

Foto: Divulgação/Guilherme Dolne
Foto: Divulgação/Guilherme Dolne


Mais de 350 alunos do turno da noite da Escola Estadual São Tiago, em Farroupilha, realizaram um protesto contra a falta de professores na quinta-feria (02). Com cartazes e gritos, eles pedem que a situação seja resolvida pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE). Ao todo, em Farroupilha, faltam professores em pelo menos seis, das dez escolas da rede estadual de ensino.

No Colégio São Tiago, faltam professores de matemática, química, sociologia e filosofia, além de profissionais para os 1° e 2º ano. A biblioteca da escola está fechada desde o começo de 2019 já que, das duas profissionais que trabalham na área, uma está de licença e outra foi para a secretaria já que a professora que cuidava da área teve que ir para a sala de aula.

Foto: Divulgação/Guilherme Dolne

Além do protesto da noite, os alunos realizaram manifestações no turno da manhã na escola. Durante a tarde, na Praça da Matriz, houve outro protesto envolvendo os alunos, pais e professores, das escolas São Tiago, Carlos Fetter, Olga Ramos Brentano, Estadual Farroupilha e Pio X.

Um nova manifestação está marcada para este sábado (04), às 15h, novamente na Praça da Matriz, envolvendo os alunos, pais e professores das escolas estaduais. Os Grêmios Estudantis estão fazendo as convocações dos estudantes. A ideia dos protestos partiu dos alunos que se sentem prejudicados pela falta de educadores. Os alunos dos anos finais temem serem prejudicados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares de verão.

Em março, alunos da Escola Olga Ramos Beltrano já haviam feito um protesto pedindo professores (Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM)

Conforme a coordenadora de recursos humanos da 4ª CRE, Ileane Cristina Scapin Paim, parte das faltas de professores foi resolvida ainda nesta semana com o remanejamento de profissionais que estavam em outras funções nas escolas para as salas de aula. A coordenadora ainda da um panorama das vagas que faltam ser preenchidas.

Para os anos iniciais da Escola São Tiago, a vaga está aberta no sistema integrado e a 4ª CRE recebe as inscrições de interessados. Para as aulas de química, as inscrições encerraram ontem e hoje será feita a seleção dos docentes. Para as faltas no Vivian Magioni, no bairro São José, um professor foi chamado para entregar a documentação e realizar a contratação e uma outra vaga está em aprovação pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para que a ela seja liberada no sistema.

Para as vagas em aberto nas escolas Carlos Fetter e José Fanton, um professor aceitou a vaga e a 4ª CRE aguarda a documentação. E no Estadual Farroupilha a vaga será preenchida assim que a admissão do profissional, que já entregou a documentação necessária na coordenadoria, for feita pelo Estado.