Caxias do Sul

Brigada Militar simula ação contra manifestantes de rua em Caxias do Sul

Brigada Militar simula ação contra manifestantes de rua em Caxias do Sul
Simulação expôs soldados o mais próximo da realidade. Fotos: BM

A Companhia de Operações Especiais (COE) do 12º BPM,  Brigada Militar realizou na tarde desta sexta-feira, dia 11, um exercício simulado de obstrução de via em Caxias do Sul.

Por volta das 16h00, a rua Floriano Prezzi Neto, no Loteamento Sanvitto foi bloqueada para a realização dos exercícios que duraram aproximadamente uma hora e meia.

Cerca de 100 soldados participaram da ação, que contou com a polícia montada, nove homens com cães, duas tropas de choque e também alguns dos policiais simularam ser manifestantes contrários.

Conforme o Capitão Turra, que comandou os trabalhos, o treinamento serviu para testar o uso de pessoal em ações de prevenção e também de defesa em casos como o que foi treinado hoje.

“Foi simulada a obstrução de uma via e também a utilização de tecnologia de menor potencial ofensivo. Esse é o treino que se faz no emprego da Brigada nesse tipo de necessidade”, conta.

Segundo o Capitão Turra, o ensaio foi dentro de uma margem de segurança em termos de risco para os soldados, mas o ambiente criado foi o mais próximo de realidade possível. “O objetivo era expor os policiais em uma situação muito próxima daquela de fato encontrada em uma operação desta magnitude. Por isso utilizamos materiais químicos, materiais incendiários e e também algumas munições químicas e de efeito moral. Tudo com o objetivo de desobstrução da via, que era o nosso propósito”, revela.

A ação também contou com a participação dos Bombeiros, helicóptero da Brigada Militar e também foi testado um drone comprado pelo 12º para a uso em ações como a simulada na tarde desta sexta. Ao final do treino um policial ficou ferido na perna e precisou ser atendido por uma ambulância do Samu.