Lideranças indígenas, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e o poder público bento-gonçalvense se reuniram nesta quinta-feira, dia 9 para debater a comercialização de produtos nas ruas do município.
No município de Bento Gonçalves é comum ver índios comercializando produtos indígenas nas ruas e praças. De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Wagner Melo, “a comunidade indígena merece todo o respeito e consideração por parte do Poder Público Municipal, por isso buscamos junto ao Ministério Público e a Funai uma solução harmoniosa e pacífica para definirmos a situação atual da comercialização de seus produtos, desde que fique dentro da formalidade legal, valorizando como princípio basilar a cultura e as tradições indígenas”, afirma.
Na ocasião, ficou acordado entre as partes que em um prazo de 60 dias para a resolução do assunto, os indígenas somente poderão comercializar os seus artesanatos e produtos customizados, em um espaço de 1mx2m.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico aguarda informações da Funai sobre as necessidades dos indígenas relacionadas à comercialização dos produtos.