Na última agenda em Brasília, na noite desta terça-feira (30), o governador Eduardo Leite foi recebido pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O principal objetivo da reunião foi tratar sobre o Cais Mauá, em Porto Alegre.
O governador solicitou ao ministro que o espaço onde está localizado o Cais seja retirado da área portuária, o que faz com que a União, por meio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Secretaria Nacional de Portos, também regule as utilizações do local. Pertencendo exclusivamente ao Estado, o Executivo teria maior gerência sobre o modelo de concessão de Cais.
“A retirada da área do poligonal portuário nos permitiria maior flexibilidade, inclusive pensando em alienação do espaço, e não apenas na concessão. Buscamos averiguar se há essa possibilidade para, a partir da disponibilidade ou não, construir nossa decisão”, explicou o governador. Freitas sinalizou positivamente ao pedido.
Leite tem centralizado esforços para resolver as questões em relação ao Cais Mauá o mais rápido possível. Em abril, recebeu uma comitiva do governo federal, além de ter conversado com o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, e com o consórcio responsável pelas obras. A concessão do Cais Mauá, por 25 anos, foi assinada em 2010, mas, até hoje, as obras não tiveram início devido a problemas enfrentados pela concessionária.
A ampliação de voos regionais com destino a São Paulo também foi abordada na reunião. Atualmente, os aeroportos de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo têm ligações com terminais paulistas. Companhias aéreas manifestaram interesse, recentemente, em ampliar voos, saindo de Santa Maria e de Pelotas, para São Paulo. O ministro se comprometeu verificar se há necessidade de adequações na pista de Pelotas, e explicou que a liberação de R$ 5 milhões para o aeroporto de Santa Maria depende ainda da anuência da Aeronáutica.
Quanto ao projeto do aeroporto Vila Oliva, em Caxias do Sul, o ministro da Infraestrutura garantiu que os R$ 200 milhões necessários à obra estão garantidos. O que está pendente, ainda, é a desapropriação da área.
O governador aproveitou a oportunidade para solicitar investimentos em ferrovias.
“O governo federal começa a discutir a renovação antecipada de contratos de concessão das ferrovias, e queremos que olhe com atenção para o RS no que diz respeito a novas interligações ferroviárias que, eventualmente, permitiriam redução de custo logístico no Estado”, ponderou.
O ministro descartou a possibilidade de concessão da Malha Ferroviária Sul, mas prometeu estudar o modelo de autorização, a fim de atrair investidores. O governador pediu prioridade, uma vez que o Estado fica prejudicado nessa questão.
“Já temos uma localização difícil e um custo fiscal elevado, além de logística prejudicada devido às más condições das estradas”, disse Leite. O ministro prometeu dar início ao estudo no próximo semestre.