Custo de Vida

Movimentação no aeroporto Hugo Cantergiani cresce 25% no primeiro trimestre

Novo voo ligando Caxias a Guarulhos contribuiu para saldo positivo nos primeiros meses do ano. Foto: Divulgação
Novo voo ligando Caxias a Guarulhos contribuiu para saldo positivo nos primeiros meses do ano. Foto: Divulgação
Novo voo ligando Caxias a Guarulhos contribuiu para saldo positivo nos primeiros meses do ano. Foto: Divulgação

O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, fechou o primeiro trimestre deste ano com um aumento de 25% no número de passageiros transportados em relação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a março deste ano, 56.554 pessoas utilizaram os voos oferecidos pelo terminal caxiense, uma média de 628 passageiros todos os dias. Em 2018, foram 45.072 usuários nos primeiros três meses do ano. O levantamento considera voos comerciais, oferecidos pelas companhias aéreas Azul e Gol, e particulares.

Um dos principais fatores que contribuíram para o crescimento no número de passageiros foi o início da operação de um novo voo para o estado de São Paulo, operado pela Gol desde outubro, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com a nova conexão, a companhia passou de 152 pousos e decolagens no ano passado para 177 em 2019. Também movimentou mais usuários no período: foram 41.095 passageiros transportados entre embarques e desembarques neste ano contra 29.861 em 2018.

Além de dois voos diários para Guarulhos, a Gol oferece também um voo com destino ao Aeroporto de Congonhas. Já a Azul é responsável pela conexão entre Caxias e Campinas. A companhia registrou 67 pousos e decolagens na cidade no trimestre, movimentando pouco mais de 11 mil passageiros entre embarques e desembarques em 2019. De acordo com o diretor do aeroporto, Maurício Loreto D’Avila, todos os voos comerciais oferecidos pelo terminal caxiense estão média acima de 85% de ocupação dos assentos.

“Tivemos um acréscimo de 11 mil passageiros no primeiro trimestre e isso demonstra que o nosso trabalho está sendo bem realizado. A comunidade aeroportuária está gostando e utilizando mais os serviços do Hugo Cantergiani. Estamos sempre focados em investir no nosso aeroporto, para que possamos atrair mais companhias aéreas, voos, passageiros e turistas”, afirma ele, que também elenca a realização da Festa da Uva, entre fevereiro e março deste ano, como um dos pontos que contribuíram para o incremento na movimentação do terminal.

D’Avila lembra ainda que o planejamento dos passageiros pode ser um fator que contribui para a movimentação do Hugo Cantergiani e que traz reflexos para o bolso dos usuários. Segundo ele, com antecedência e em ambas as companhias, é possível encontrar passagens com valores iguais ou até mesmos mais baratos com saída de Caxias do Sul em relação aos praticados no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.

“Temos um fator que nos difere de Porto Alegre, que são as condições climáticas. Mas menos de 5% dos nossos voos no ano passado acabaram alternando para o Salgado Filho devido ao clima. É uma porcentagem mínima”, explica o servidor municipal, que completou em abril um ano à frente do aeroporto. Em relação aos voos particulares, o Hugo Cantergiani atendeu a demanda de 504 pousos e 506 decolagens no período.

Investimentos
O terminal caxiense também mira novas melhorias em infraestrutura. Além da cobertura externa, que aguarda um aditivo no contrato para implantação de uma viga metálica para reforçar a estrutura, haverá novos investimentos. Um deles prevê a instalação de um elevador para acesso ao segundo piso. Segundo D’Avila, o elevador será fundamental para ampliar a acessibilidade do prédio, que também recebeu pisos táteis nos últimos anos. Há também a previsão de construção de banheiros na sala de desembarque.

Haverá ainda licitação para a implementação de um novo sistema de monitoramento por câmeras no local, reforçando a segurança dos passageiros e funcionários do terminal. Recentemente, pinturas no pátio e nas torres de iluminação também receberam melhorias.

Os investimentos em infraestrutura são capitaneados pelo Departamento Aeroportuário (DAP), órgão ligado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Transportes, que administra o terminal em convênio com a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).

Além das obras, também foram realizados nos últimos meses cursos oferecidos pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), do governo federal. Em dezembro, os servidores municipais lotados no terminal caxiense participaram de uma capacitação para fiscais de pátio. Recentemente, o diretor do aeroporto realizou exercícios simulados de sequestro e de ameaça de bomba nas aeronaves e da reprodução de um acidente aéreo em Vitória, no Espirito Santo.

Voos
O Aeroporto Hugo Cantergiani oferece quatro voos regulares das companhias aéreas Gol e Azul, com destino aos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Campinas. O primeiro voo programado é para Congonhas, pela companhia Gol, com pouso às 10h45 e decolagem às 11h25. À tarde, é oferecido um voo a Guarulhos, com chegada às 13h45 e saída às 14h15, exceto às terças-feiras. Para Campinas, único oferecido pela companhia Azul, a aeronave pousa em Caxias às 15h30 e decola às 16h30. O último voo local é para Guarulhos, com chegada na cidade às 18h45 e decolagem programada para 19h05.