Porto Alegre

Prefeito de Montenegro é afastado pela justiça

Buscas aconteceram em junho na prefeitura de Montenegro. Foto: MP/Divulgação
Buscas aconteceram em junho na prefeitura de Montenegro. Foto: MP/Divulgação

A justiça acatou orientação do Ministério Público e afastou o prefeito de Montenegro, Luís Américo Aldana do cargo na manhã desta quarta-feira, dia 9. Ele foi notificado que deverá permanecer fora do comando da cidade por 180 dias. Foi determinada ainda a prisão de um empresário.

Segundo investigação do MP, o prefeito é suspeito de integrar uma organização criminosa que fraudava licitações e aditivos de contratos para o transporte escolar municipal, serviços de terraplanagem e drenagem, revitalização de ruas, obras de recapeamento, capina e varrição. Ainda no mês de junho, mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa do executivo da cidade do Vale do Caí.

A chefia de gabinete do prefeito Luiz Aldana informou que o afastamento foi comunicado à Câmara de Vereadores, que deverá dar o termo de posse ao vice, Kadu Müller.

Pelo mandato, Aldana não pode frequentar repartição pública municipal, nem ter contato com testemunhas ou suspeitos. Não houve manifestação da defesa do prefeito.

Buscas aconteceram em junho na prefeitura de Montenegro. Foto: MP/Divulgação

Já o empresário, que tinha contra ele um mandado de prisão preventiva, foi encontrado em um sítio na cidade de Triunfo. Na primeira fase da operação ele já havia sido proibido de executar serviços públicos. No entanto, conforme o Ministério Público, a medida não seria suficiente para afastar o risco de prejuízos aos cofres municipais por conta da influência do suspeito junto à gestão do prefeito agora afastado. Essa foi a justificativa do MP no pedido de prisão autorizado pelo judiciário.