Comportamento

Corte de árvores de grande porte no centro causa polêmica em Farroupilha

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

A secretaria do Meio Ambiente de Farroupilha realizou o corte de duas árvores de grande porte que ficava localizada na esquina da Rua Julio de Castilhos com a Rua 13 de Maio. O trabalho causou espanto nos moradores e pedestres que passam pelo local diariamente.

Conforme o secretário, Miguel Ângelo Silveira de Souza, o corte ocorreu já que as raízes das árvores estavam danificando a calçada, podendo causar acidentes, e alguns galhos estavam encostando na fiação que passa pelo trecho.

A engenheira agrônoma da secretaria, Tarciana Maino, salienta que as árvores que foram cortadas são exóticas, da espécie Canela Amarela, e não nativa, o que viabiliza e autoriza o corte. Ela ainda explica que essa espécie não faz parte do meio ambiente gaúcho e tem tomado conta de diversas cidades. Ainda de acordo com a engenheira, elas estavam em sua fase jovem e poderiam crescer ainda mais, trazendo mais problemas para os pedestres.

Ela ainda inda salientou que outras árvores, da espécie Manacá da Serra, serão plantadas no local. Esse replantio deve acontecer em até 30 dias, após finalizado o processo de retirada das raízes e conserto da calçada.