A prefeitura de Caxias do Sul anunciou no final da tarde de quarta-feira (17) que vão ser investidos R$ 1 mihão na reforma da Escola Municipal Atiliano Pinguelo, no bairro Diamantino. O objetivo da administração é sanar de forma definitiva os problemas estruturais da instituição.
Para iniciar a reforma do muro é necessário realocar cinco famílias que habitam em uma área verde. A primeira família foi removida pela Secretaria da Habitação nesta quarta-feira (17) e encaminhada para uma unidade habitacional. Todas as famílias contarão com apoio do aluguel social, por seis meses, prorrogável por mais seis meses. Elas deverão buscar um imóvel para aluguel e poderão contar com até um salário-mínimo por mês para auxiliar nessa despesa. As demais casas devem ser retiradas até o fim da próxima semana.
Os 142 estudantes, além de professores, funcionários e equipe diretiva serão transferidos provisoriamente para outro local, de forma que não separe as turmas ou altere os vínculos já formados. A administração já está em contato com possíveis locadores para sediar a escola durante as reformas do prédio original. A estimativa do Executivo é viabilizar a locação até o fim da próxima semana, a fim de retomar todas as atividades dos estudantes.
As aulas na instituição foram suspensas nesta terça-feira (16), após um muro de contenção desmoronar com o temporal registrado no fim de semana. O problema foi ocasionado por uma sobrecarga do aterro, causada pela invasão da área por parte de algumas famílias.