Justiça

Operação Dominus desarticula organização criminosa em Veranópolis

Operação Dominus desarticula organização criminosa em Veranópolis

Foi deflagrada no último sábado (12), a Operação Dominus, referente a uma investigação de tráfico de drogas e associação criminosa. A ação policial foi desenvolvida por meio da Delegacia de Polícia de Veranópolis. Conforme o delegado Marcelo dos Santos Ferrugem, a investigação durou sete meses, sendo possível apurar o envolvimento de diversas pessoas que formavam uma cadeia hierárquica na organização criminosa, com divisão de tarefas.

Baseado na investigação, foram deferidos cinco mandado de prisão preventiva, 17 mandados de busca e apreensão em imóveis, seis mandados de busca e apreensão de veículos e seis mandados de bloqueio de contas e valores. Dos mandados de busca e apreensão em imóveis, dez foram cumpridos na cidade de Veranópolis, três na cidade de Cotiporã, um na cidade de Nova Prata, dois na cidade Nova Bassano e um na cidade de Novo Hamburgo.

A operação resultou na prisão preventiva de cinco pessoas e três em flagrante (uma mulher por tráfico de drogas, um indivíduo por receptação e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e outro, por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido), sendo que destes, dois não possuem ligação com a organização criminosa investigada. Um foi preso durante abordagem, em via pública, no momento em que ocorriam as buscas e outro, havia relação com a receptação de uma televisão, objeto de furto, a qual foi recuperada.

Durante a ação houve apreensão de aproximadamente 104 gramas de cocaína, porções de maconha, balança de precisão, cartuchos de munição de vários calibres,  uma espingarda calibre .40, uma espingarda calibre .32, dinheiro, celulares, quatro veículos e a recuperação de uma motocicleta em situação de furto.

Além dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Veranópolis, houve a participação de policiais de várias Delegacias de Polícia da 8ª DPRI, além de apoio de policiais civis da 15ª DPRI e da Brigada Militar. A ação contou com aproximadamente 150 policiais, entre civis e militares.

Foto: Polícia Civil/Divulgação