Caxias do Sul

Motoristas de App fazem reunião da categoria nos pavilhões, em Caxias

Motoristas de App fazem reunião da categoria nos pavilhões, em Caxias

Cerca de 150 motoristas de aplicativos se reuniram no estacionamento dos Pavilhões da Festa da Uva, na tarde desta sexta-feira (12), o objetivo do encontro foi discutir a legalização das atividades da categoria em Caxias do Sul e também acertar alguns tópicos para melhorias no atendimento e na segurança dos trabalhadores.

Foto: Mauro Teixeira/ Portal Leouve

A equipe de reportagem do Portal Leouve conversou com Marcelo Lovatel, um dos representantes da categoria que nos relatou os pontos mais importantes debatidos entre os motoristas, segundo Lovatel é de extrema importância a instalação de pontos de embarque e desembarque para os passageiros, aumento do ano de rodagem do veículo de oito (regulamentado pela Prefeitura de Caxias do Sul) para onze (exigido pela plataforma mais atuante na cidade).

Outro ponto seria a não obrigatoriedade da necessidade das cadeiras de trasporte para crianças como assento de elevação e bebê conforto, Lovatel pontuou que se os condutores vão realizar o curso de transporte de passageiros, portanto seriam aptos, como já vem sendo com os condutores de táxi, a questão do item ocupar espaço dentro do veículo também e visto como um empecilho.

Foto: Mauro Teixeira/ Portal Leouve

Mais um ponto visto pela categoria seria o curso de motorista não ter necessidade de ser presencial, mas sim de forma on-line já que as maiores plataformas utilizadas pelos profissionais em Caxias fornecem essa capacitação e também o certificado de conclusão. Outro ponto que os condutores avaliaram seria o uso de veículos locados, não só veículos próprios e que carros novos comprados 0 km não tenham necessidade de passar por vistoria no primeiro ano de rodagem e sim a partir do segundo ano de uso.

Mas o ponto mais importante está na questão da segurança dos condutores que relatam conviver com o medo do roubo de veículos e com os frequentes assaltos, segundo Lovatel são cerca de 3 carros roubados por semana. A categoria pede uma ação preventiva para que os profissionais possam desempenhar suas funções com mais tranquilidade.