Caxias do Sul

Vereadores ganham apoio do delegado regional para criar DP do idoso em Caxias

Integrantes da Comissão do Idoso na busca de uma unidade especializada
(foto: Clever Moreira/divulgação)
Integrantes da Comissão do Idoso na busca de uma unidade especializada (foto: Clever Moreira/divulgação)

A comissão do Idoso da Câmara Municipal de Caxias do Sul ganhou o apoio do delegado regional da Polícia Civil, Paulo Roberto Rosa da Silva, para a instalação da delegacia do idoso no município. A guarida do delegado foi anunciada em reunião com o grupo de vereadores caxienses nesta terça-feira (9), no Palácio da Polícia.

Segundo o delegado, Caxias do Sul tem média anual de 2,6 mil casos policiais nos quais idosos são vítimas. Ele informou ainda aos parlamentares que a maioria das ocorrências envolvem maus-tratos e estelionato

Presidente da Comissão do Idoso, Felipe Gremelmaier (MDB) iniciou a reunião comunicando ao delegado regional que a criação da DP foi solicitada pessoalmente no gabinete do vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), em Porto Alegre, no dia 27 de março. O parlamentar entregou a Paulo Roberto a moção de apoio à reivindicação feita na Conferência Municipal do Idoso, ocorrida na Universidade de Caxias do Sul, em 29 de março.

Declarando-se apoiador da iniciativa, Silva adiantou que a Polícia Civil tem estrutura física e possibilidade de remanejar efetivo para atender à população idosa da cidade que chega a 60 mil habitantes.

No entanto, ressaltou que a instalação depende de decisão política. Paulo Roberto adiantou que, assim que receber da Secretaria de Segurança Pública o expediente com a reivindicação da Comissão e do Conselho do Idoso, se vai se manifestar favorável a instalação da delegacia especializada ao idoso.