Polícia

MP investiga fraudes de agentes públicos e empreiteiras

MP investiga fraudes de agentes públicos e empreiteiras
A denúncia aponta que haveriam inúmeras irregularidades nas licitações ocorridas na Câmara de Vereadores de Viamão. (Foto: Divulgação)

O Ministério Público (MP), deflagrou na manhã desta terça-feira, dia 1º de agosto, a Operação Descuido que investiga corrupção ativa e passiva, organização criminosa e fraude à licitação na Câmara Municipal de Viamão.

São apurados possíveis direcionamentos de licitações e fraudes na execução dos contratos, bem como superfaturamento de acordos firmados. Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Legislativo Municipal e em sedes de empresas investigadas que atuam na construção civil.

A ação foi realizada pela promotoria de Justiça de Viamão, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e apoio da Brigada Militar.

A promotora de justiça, Karina Bussmann Cabeda, que conduziu a investigação, destaca que a fraude se deu através de uma denúncia anônima.

“Iniciou no meio do ano passado com uma denúncia anônima de que haveriam inúmeras irregularidades nas licitações ocorridas na Câmara de Vereadores do município”, disse a promotora.

Ao atender um pedido do Ministério Público também foi afastado o sigilo bancário e fiscal de servidores públicos e das pessoas jurídicas envolvidas com as fraudes. Todo o material apreendido durante os mandados de busca que consiste em documentos, contratos e computadores, serão examinados pelo Ministério Público.

Ouça a matéria com a promotora de justiça, Karina Bussmann Cabeda: