Caxias do Sul

Daer libera documentação e estátua da Havan deve chegar na Serra na sexta-feira

Daer libera documentação e estátua da Havan deve chegar na Serra na sexta-feira


O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) emitiu, na quarta-feira (04), a documentação necessária para dar prosseguimento ao transporte da réplica da Estátua da Liberdade, que será instalada na nova loja da rede Havan, às margens da RSC-453, no bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul. Faltava a liberação da licença especial de tráfego, já que o caminhão e a carga tem dimensões especiais. O comboio partiu de Osório em direção à Serra na manhã desta quinta-feira (04).

A estatua passará por Porto Alegre, e depois por cidades como Estrela, Teutônia, Garibaldi e Farroupilha antes de chegar ao seu destino final: a base com 10 metros de altura que já foi construída e já recebeu a pintura. Após a chegada, a previsão de instalação da estrutura, que vem desmontada, é de uma semana.

Apesar do trajeto que a estátua fará entre Porto Alegre e a Serra ser de aproximadamente 213km, a estrutura só deve chegar em Caxias do Sul na sexta-feira (05), já que o caminhão trafega a uma velocidade baixa devido ao peso e as dimensões da estátua. São 20 metros de altura e aproximadamente 8 toneladas de fibra de vidro, com um custo aproximado de R$ 1,5 milhão.

A unidade em Caxias do Sul, a segunda do Rio Grande do Sul, a primeira foi inaugurada em Passo Fundo, deve ser aberta ao pública no dia 27 deste mês. Milhares de pessoas são esperadas na inauguração oficial.