Caxias do Sul

Após abordagens, imigrantes protestam no gabinete do prefeito Daniel Guerra

Imigrantes foram recebidos pelo prefeito e pela Secretária de Urbanismo. (Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM)
Imigrantes foram recebidos pelo prefeito e pela Secretária de Urbanismo. (Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM)

Cerca de 50 imigrantes senegaleses ligados ao comércio ambulante foram até a prefeitura de Caxias do Sul na manhã desta terça-feira, dia 1º de agosto. Eles se dirigiram ao Gabinete do prefeito Daniel Guerra para reclamar da truculência da Guarda Municipal nas abordagens e pedir que a prefeitura reveja a proibição da venda de produtos nas ruas da cidade. Os imigrantes foram recebidos por Guerra e pela Secretária de Urbanismo, Mirangela Rossi. A imprensa não pôde acompanhar o encontro.

Imigrantes foram recebidos pelo prefeito Daniel Guerra e pela Secretária de Urbanismo, Mirangela Rossi (Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM)

Segundo informações preliminares, a Guarda Municipal estava fazendo abordagens na área central da cidade e, inconformados, os imigrantes foram até a prefeitura conversar com o prefeito. Os senegaleses disseram que foram agredidos pelos guardas e que houve falta de respeito com eles.

Já segundo a Guarda Municipal, uma fiscal da Secretaria de Urbanismo foi empurrada e jogada ao chão por um imigrante durante uma abordagem na rua Sinimbu, esquina com a Marechal Floriano.

A assessoria de imprensa da prefeitura disse que o prefeito Daniel Guerra se comprometeu em avaliar os fatos e buscar mais detalhes referentes a esta abordagem para ver que medidas pode adotar. Os imigrantes estão proibidos de vender produtos nas ruas de Caxias do Sul desde janeiro deste ano.