Cidades

Advogado diz que contratos de financiamento podem conter cobranças abusivas

Advogado diz que contratos de financiamento podem conter cobranças abusivas

Em tempos de dificuldade econômica, muitos brasileiros estão sofrendo para conseguir arcar com o pagamento de financiamentos. Nos casos mais extremos, é muito comum que as instituições entrem com pedidos de busca e apreensão para a retirada dos bens financiados.

Para o advogado Maike Souza, da LS Advogados, é possível reverter esse tipo de situação por meio de uma revisão dos contratos. “Muitas vezes a pessoa financia um bem e não sabe exatamente o que está pagando. Dentro desse contrato, o banco coloca determinadas taxas e tarifas e que a pessoa não tem nem ideia. Essas cobranças são indevidas, são ilegais, e acabam encarecendo demais os contratos e as dívidas do consumidor. E são justamente essas cobranças que a gente consegue reduzir”, argumenta.

Nos casos de busca e apreensão, o advogado diz que é muito comum que as pessoas consigam manter o bem e ainda reduzir a dívida após uma negociação. “Essas ações de busca e apreensão e para retirada de imóvel em caso de inadimplência são bem comuns. A gente consegue, fazendo a defesa dessas pessoas, reduzir a dívida delas e fazer com que elas fiquem com o bem. É quando a pessoa já está em uma situação bem difícil, mas a gente acaba conseguindo ter bastante sucesso neste sentido”, explica Maike.

Conforme o advogado, outros casos comuns em que o advogado pode ajudar são na defesa de execução de dívidas bancárias e na negociação e cobrança de consumidores perante bancos, empresas de cartões de crédito e financeiras. “As vezes as pessoas vão até o banco, mas não têm acesso a uma negociação razoável. A gente tem pessoas especializadas para negociar de forma administrativa as dívidas. Entramos em contato com a central do banco e com os advogados do banco para que as partes se encontrem”, esclarece.

A LS advogados atende em Caxias do Sul, na Avenida Rio Branco, 07, sala 604. Em Porto Alegre, na Praça 15 de novembro, 66, no conjunto 1507 e 1508 – 15º andar. O telefone para contato é 0800-740-7419.