Bento Gonçalves

Família que está rodando o mundo em motorhome passa pela Serra Gaúcha

Foto: Divulgação/Instagram mundoemfamilia.com.br
Foto: Divulgação/Instagram mundoemfamilia.com.br


A rotina nunca fez parte da vida do escritor Rodrigo Nunes de Oliveira, de 39 anos. Ao lado de sua esposa, ele, que já viajou às Américas duas vezes de motocicleta, está pondo em prática um sonho que tinha a mais de dez anos: dar a volta ao mundo em um motorhome. A família, que é natural de São Roque, em São Paulo, passou quatro anos planejando a viagem e, em 09 de agosto de 2017, partiram atrás de uma vida mais leve, como ele mesmo descreve. Na última semana, eles chegaram a Bento Gonçalves, onde Rodrigo contou a sua história ao Portal Leouve.

Ao lado de Rodrigo, estão a esposa, Andréia Razze, e os três filhos do casal, as meninas Laura, de 7 anos, Mariane, de 9, e Lucas, de 19 anos. Eles contam que partiram de São Paulo pelo litoral brasileiro e foram até o Nordeste, no Ceará, onde começaram o trajeto de descida pelo centro do país. Ao todo, eles já percorreram em torno de 16 mil quilômetros, por 17 estados e também pelo Paraguai.

Após a passagem pela Serra Gaúcha, eles seguirão para São Leopoldo, onde o motorhome, equipado com quarto, sala, banheiro e cozinha, passará por uma manutenção de uma semana. Depois eles irão para o Uruguai e começarão a rota de subida da América do Sul, Central e do Norte para depois embarcarem para a Europa, Asia e Africa onde devem terminar a viagem, que levará aproximadamente sete anos e passará por mais de 80 países.

Foto: Divulgação/Instagram mundoemfamilia.com.br

Rodrigo relata o que o levou a tomar a decisão de colocar a família na estrada.

“Foram anos sonhando com isso, eu queria muito dar essa oportunidade aos meus filhos, levar uma vida tranquila, conhecer lugares, não ter que viver cumprindo um sistema imposto pela sociedade. Eles estão adorando, para as meninas tudo é festa. Para mim é maravilhoso.” diz ele.

Como parte do planejamento, a família trocou uma casa que Andréia havia recebido de herança pelo motorhome e começou o processo de equipar o veículo. As meninas estão matriculadas em uma escola regular e recebem as apostilas do que é passado em sala de aula para poderem continuar seus estudos.

Para se manter na estrada eles vendem os livros que o casal já escreveu. Um deles é “Fique rico viajando”, em que Rodrigo conta as duas vezes que rodou as Américas. No texto, historias como a vez em que ele foi sequestrado por índios, em Mato Grosso, uma prisão em um porto e um afogamento no arquipélago de Galápagos.

 

Foto: Divulgação/Instagram mundoemfamilia.com.br

Sobre a passagem pela Serra Gaúcha, eles relatam que o que mais chama a atenção é a hospitalidade e as belezas naturais de cidades como Canela, Gramado, Caxias do Sul e Cambará do Sul.

“É um lugar que todo mundo deveria conhecer, Bento Gonçalves é uma cidade maravilhosa. Fizemos os passeios pelo Vale dos Vinhedos, as rotas turísticas e gastronômicas. estivemos nos canyons em Cambará, visitamos a Casa da Ovelha, as meninas adoraram amamentar os bichos. Agora estamos esperando uma doação de muitas garrafas de vinho para podermos seguir viagem”, brinca ele.

Para quem desejar acompanhar a aventura da família, basta seguir o perfil @mundoemfamilia.com.br no Instagram. Lá, também é possível comprar o livro que custeia a viagem.